Banco BRB

7 de Abril de 2010 às 15:51

Sindicato e direção do BRB voltam a negociar PLR de 2010 nesta quinta (8)

Compartilhe

Diretores do Sindicato voltam a se reunir na tarde desta quinta-feira (8) com representantes do BRB para discutir especialmente o novo formato de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2010. O banco ficou de apresentar uma proposta concreta de modelo de PLR neste encontro, de forma a possibilitar uma apreciação real e um debate mais avançado sobre a questão.

 
Governador Wilson Lima em reunião com Eustáquio Ribeiro, Alair Vargas (Assessor da dep. Erika kokay) e Cida Sousa

 

“Esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas por esta proposta. Deixamos claro que queremos um modelo de PRL para 2010 que estabeleça um percentual maior do lucro líquido a ser distribuído, superior aos 13% já vigentes”, afirmou Antonio Eustáquio, secretário de Imprensa do Sindicato. “Além disso, há necessidade de o modelo ser mais simples e de fácil entendimento pelos funcionários”, disse André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato. “É fundamental também que a distribuição dos lucros esteja desvinculada de metas, particularmente às individualizadas, e que seja vinculado só à rentabilidade e à produtividade de todos”, acrescentou Cida Sousa, diretora da entidade.

“Assim que tivermos uma posição objetiva do banco quanto ao assunto, divulgaremos à categoria para consideração e contribuições de todos, antes de convocar assembléia para deliberar sobre o tema”, esclarece André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.

Os representantes do BRB ficaram de apresentar também uma resposta ao ofício encaminhado pelo Sindicato, que questionou a necessidade de constar caráter punitivo na política de Avaliação de Atuação Profissional (AAP) divulgada no início do mês, aspecto que em nada contribui para aperfeiçoar a gestão de pessoas e valorizar os trabalhadores do banco. 

Democratização do BRB Clube

Prosseguem as negociações para alterações do estatuto do BRB Clube, que deverão ser apreciadas em assembléia geral dos funcionários (da ativa e aposentados) até o final deste mês. O Sindicato e a AFABRB defendem alterações que propiciem a democratização da gestão com representação dos funcionários na direção da instituição. A reivindicação de democratização da gestão tem enfrentado resistência por parte da direção do BRB

 “O BRB Clube é um patrimônio dos funcionários, cujos recursos ajudam a manter também o BRB Saúde. Portanto, nada mais justo do que os representantes dos funcionários participarem da gestão dos recursos que lhes pertencem”, afirma Antônio Eustáquio.

Encontro com governador

Em função da situação de transitoriedade no cargo, o governador interino do DF, Wilson Lima, adiou temporariamente uma resposta às reivindicações apresentadas pelo Sindicato em benefício dos funcionários do BRB. Em reunião no final da tarde de terça-feira (6) no Palácio do Buriti, ele explicou que a definição de quem ocupará a chefia do GDF  ocorrerá em eleição indireta na Câmara Legislativa no próximo dia 17. Embora esteja concorrendo ao cargo, os parlamentares podem escolher um outro candidato. Assim, não quis apresentar uma posição definitiva para as reivindicações já que isso implicaria compromisso para outra pessoa vir a assumir. 

Comprometeu-se, caso seja o indicado a seguir como governador, a retomar as discussões apresentando resposta aos pedidos de complementação de mais R$ 750 para o abono salarial de R$ 1.250 pagos aos funcionários, e de democratização da gestão da Regius e BRB Saúde.

O governador interino informou que, em reunião recente no Banco Central, foi indagado sobre possível venda do banco. Disse ter comunicado ser contrário à privatização do banco, que se mantém coerente à posição assumida como parlamentar pela preservação do BRB como instituição pública, tendo assinado também o manifesto lançado pelo Sindicato em 2007 em defesa do BRB e contra a privatização. 

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa