
Doze dias após os empregados e empregadas terem aprovado em assembleia, por unanimidade, a proposta da Caixa Econômica Federal para as carreiras de advogados, engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas e outras categorias, o Sindicato dos Bancários de Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), as federações e demais entidades sindicais assinaram, na manhã desta segunda-feira (27), o acordo aditivo sobre a nova estrutura salarial dos profissionais.
O novo plano de carreira profissional atinge mais de 3.500 trabalhadores e trabalhadoras da empresa. A nova estrutura salarial estabelece reajuste no teto da tabela, contemplando, inclusive, o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), que vem embutido. Os salários passam a variar de R$ 7.445 até R$ 17.523.
Na avaliação do Sindicato, o acordo aditivo para carreira profissional, que abrange 36 níveis, contempla diversos itens pendentes desde 2006 e ajuda na unificação, além de incorporar em sua tabela item importante de ATS.
Fim da discriminação
Pouco antes da assinatura do acordo, o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, criticou a discriminação aos trabalhadores que não saldaram o REG/Replan, plano de benefícios da Funcef (fundo de pensão). “Apesar de a proposta apresentada para carreira profissional contemplar diversos itens pendentes desde 2006, os empregados e empregadas do REG/Replan não saldado ficaram de fora”.
Quem também discorda da discriminação é o secretário de Saúde do Sindicato, Antonio Abdan. “O fato de a Caixa não ter incluído os empregados desse segmento no plano de carreira profissional mostra uma postura antidemocrática”, destacou Abdan, que participou da assinatura do aditivo.
Desde que os gestores da Caixa iniciaram as represálias e as discriminações contra os trabalhadores do REG/Replan não saldado, o Sindicato dos Bancários de Brasília vem lutando para defender esses empregados.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados