O Sindicato apresentou proposta de calendário de negociação ao BRB para debater pautas de reivindicações dos bancários da instituição financeira. A primeira reunião dentro desse cronograma será nesta quarta-feira (17) e vai debater a proposta de acordo coletivo aditivo que trata de teletrabalho.
“Entre os principais pontos, a proposta assegura as mesmas garantias e os mesmos direitos previstos no regime presencial, como verbas alimentares, manutenção do controle de jornada e o direito à desconexão, além da disponibilização, pela instituição financeira, de notebook, mouse, teclado, headset e cadeira”, destaca Kleytton Morais, presidente do Sindicato.
O Sindicato realizará nesta terça-feira (16), às 19h, uma plenária virtual com os funcionários do BRB para debater os termos gerais da proposta de acordo.
> Para acessar a plenária, clique aqui
Os bancários poderão dar contribuições para os debates e para as negociações com o banco enviando email para atendimento@bancariosdf.com.br.
A assessoria jurídica do Sindicato aponta inicialmente questões críticas na proposta de teletrabalho que precisarão ser esclarecidas e outras aprimoradas no processo negocial, como, por exemplo, a de que na previsão da ajuda de custo ao bancário não ter expresso o seu valor e o banco querer estipulá-la em normativo interno, fazendo jus apenas aqueles que trabalharem mais de 50% dos dias no regime remoto.
“A proposta chama a atenção, além desses pontos destacados pela assessoria jurídica, também por sua não aplicação imediata, sendo acionada apenas após o período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19”, explica o presidente do Sindicato.
A proposta de acordo está na íntegra ao final da matéria.
Confira a seguir a proposição de calendário e de assuntos a serem tratados em mesa de negociação com o BRB:
Reuniões ordinárias todas as quartas-feiras, às 15h:
• 17 de novembro - Home Office;
- Retorno sobre pautas pendentes:
- Solução para as substituições de longo prazo;
- Abono das horas negativas;
- Flexibilização do horário de almoço: 30 minutos para jornada de 8 e 6 horas;
- Informe on board;
- Informe sobre seleção e condição dos funcionários para atuar na expansão do Banco, fora do DF;
• 24 de novembro - PCCR;
- Apresentação PCCR;
• 1 de dezembro
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas