Banco BRB

25 de Setembro de 2025 às 14:34

Sindicato e aprovados no concurso do BRB intensificam luta pela convocação de todos os aprovados

Compartilhe

A luta pela convocação dos 924 aprovados no concurso de escriturários do BRB segue firme e mobilizada. O Sindicato tem atuado de forma contundente em defesa da nomeação de todos os concursados, promovendo manifestações públicas e sustentando sua posição em mesas de negociação com a direção do banco.

Nas mesas de negociação, os diretores do Sindicato atuam reforçando a defesa da contratação imediata de todos os aprovados no certame. Os dirigentes já apresentaram parecer jurídico que respalda o entendimento de que todos os chamados “excedentes” pela direção do BRB compõem o cadastro de reserva e, portanto, estão plenamente aptos a serem convocados e a tomar posse. Mesmo assim, o banco insiste em reiterar seu posicionamento de que os excedentes não integram o cadastro de reserva.

Os candidatos aprovados em todas as fases do concurso integram o cadastro de reserva, esse entendimento também é compartilhado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que já se manifestou a favor da contratação dos aprovados conforme a necessidade da administração pública.

Além da atuação nas mesas de negociação, o Sindicato tem liderado uma série de mobilizações ao lado dos aprovados e da sociedade civil. Já foram realizados atos em frente à sede da Direção Geral do BRB, no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, bem como na Câmara Legislativa do Distrito Federal. As manifestações têm como objetivo pressionar as autoridades e sensibilizar a opinião pública para a importância da contratação dos aprovados e o fortalecimento do banco público.

O movimento ganha ainda mais força diante da recente decisão da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que autorizou o chamamento de excedentes no concurso do Banco Central. A medida, segundo os dirigentes sindicais, está em plena harmonia com os princípios da administração pública, como a legalidade, eficiência e impessoalidade, e cria um precedente favorável para a convocação no BRB.

A mobilização dos trabalhadores e da sociedade é o caminho para garantir a justiça aos aprovados e atender aos interesses do serviço público. O Sindicato seguirá, com unidade e organização, lutando para que a contratação de todos seja uma realidade, porque essa luta é uma luta legítima.

O Sindicato reforça seu compromisso com a defesa do emprego público de qualidade e da valorização do BRB como instrumento de desenvolvimento para o Distrito Federal. A luta continua.

Da Redação

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa