O presidente do BRB, Ricardo Vieira, desde o final de 2008, demonstra a determinação de alterar a relação que o banco tem com a Seguradora e a Cartão BRB. Essa determinação decorre, segundo Vieira, do fato de os maiores ativos dessas empresas pertencerem ao BRB: a marca e o balcão para a realização de negócios.
O BRB Clube contratou o serviço de consultoria da Boucinhas & Campos para fazer uma avaliação das duas empresas, de forma a subsidiar a discussão. O estudo realmente constata que o balcão e a marca do banco representam o maior valor das empresas, mas aponta que o patrimônio pertencente ao BRB Clube é superior a R$ 100 milhões.
É importante ressaltar que, hoje, 40% da fatura do BRB Saúde é paga com recursos do BRB Clube, originários dos negócios da Seguradora e da Cartão.
O BRB Clube pertence aos funcionários ativos e aposentados do BRB, e eles, por intermédio de suas representações (Sindicato e AFABRB), entendem como razoável a pretensão do banco de se tornar majoritário na participação das duas empresas, levando-se em consideração que usam a sua estrutura e a sua marca. Por outro lado, exigem que esse rearranjo societário preserve o patrimônio que lhes pertence.
O que é o BRB Clube
É uma associação sem fins lucrativos, criada no início da década de 1980, com a finalidade de administrar a empresa de seguros do BRB.
Com a criação da Cartão BRB, o Clube, através da Seguradora, numa composição de sociedade com o BRB, torna-se dono de 55% da administradora de cartões – composição que permanece até hoje e que o banco quer ver alterada.
O principal objetivo do Clube é apoiar as necessidades assistenciais de seus associados, efetivos e familiares. Neste aspecto, ele tem cumprido a contento o seu papel, na medida em que tem ajudado a sustentar consideravelmente o plano de saúde dos funcionários do BRB. É principalmente por isso que eles (os funcionários) estão preocupados com o destino do BRB Clube. E Ricardo Vieira não pode desconsiderar essa situação.
A alteração societária da Seguradora e da Cartão agrega valor ao BRB, e o beneficia em sua posição no mercado. Porém, essa mudança não pode prejudicar em hipótese alguma os funcionários.
“O Sindicato e certamente a AFABRB não medirão esforços e utilizarão os meios disponíveis para preservar o patrimônio dos funcionários”, adiantou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.
Nesta quarta 18, o Sindicato e a AFABRB se reuniram com os diretores do BRB Eloir Coggliati (Financeiro) e Laércio Barros (Controle), com o presidente do BRB Clube, Pedro Caixeta, e com o presidente do Conselho Deliberativo do BRB Clube, Romes Ribeiro, para tratar dos parâmetros que devem nortear as alterações nas empresas. Os parâmetros em torno dos quais houve entendimento envolvem percentual de participação na sociedade e modelo de governança.
Cabe ao Clube a responsa-bilidade de conduzir institucionalmente a negociação com o BRB, respeitando os interesses legítimos dos funcionários ativos e aposentados, que são os seus proprietários.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados