Notícias

9 de Dezembro de 2015 às 14:22

Sindicato dos Bancários se solidariza com trabalhadores da Cobra em Brasília

Compartilhe



Após 15 dias de greve, os trabalhadores da Empresa de Computadores e Sistemas Brasileiros (Cobra) em Brasília resolveram retornar ao trabalho. A decisão foi tomada na quarta (2), em assembleia que aprovou a proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
 
A paralisação dos funcionários da Cobra, empresa que presta serviço de TI para o Banco do Brasil, teve início no dia 18 de novembro, quando os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela empresa de reajuste salarial de 4%, menos que a metade da inflação acumulada nos últimos 12 meses (10,33%).
 
Pela proposta aprovada, o reajuste salarial é de 9%, a ser pago ainda neste mês, retroativo aos salários de outubro de 2015. Também será aplicado o índice de 9,5% a todos os benefícios previstos no Acordo Coletivo, com exceção dos vales alimentação e refeição, os quais serão reajustados em 10,4%.
 
Para Marianna Coellho, diretora do Sindicato e bancária do BB, a vitória só foi possível devido à pressão da categoria, que estava mobilizada para os enfrentamentos.  “Nesses momentos de luta em prol de melhorias para os trabalhadores, a unidade e a mobilização de todos são importantíssimas. Só assim iremos conquistar e garantir nossos direitos”.
 
Confira, abaixo, a proposta aprovada
 
- Reajuste salarial de 9%, com pagamento do mês de dezembro/2015, retroativo aos salários de 1º de outubro de 2015;
 
- Reajuste de 9,5% (inflação acumulada do período) nos benefícios constantes do Acordo;
 
- Reajuste de 10,4% no vale-alimentação e refeição;
 
- Manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho anterior, acrescido da cláusula sobre o vale-transporte em pecúnia;
 
- Compensação, no prazo de 180 dias, de 10 dos 16 dias parados, nesta proporção, em relação aos dias úteis efetivamente não trabalhados. (Compensação de 60% dos dias parados e abono de 40%).
 
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
 

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa