Banco do Brasil

13 de Maio de 2013 às 18:29

Sindicato divulga primeiro bloco de respostas sobre a CCV do Banco do Brasil

Compartilhe

O Sindicato divulga a seguir o primeiro bloco de respostas às perguntas enviadas pelos funcionários do Banco do Brasil contendo dúvidas relativas à Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) da 7ª e 8ª horas.

Os questionamentos foram respondidos pelo secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon. A redação original dos bancários foi mantida e sua identidade está preservada.

A instalação da CCV na base territorial do Sindicato foi aprovada em assembleia específica no dia 7 de maio passado.

As dúvidas podem ser encaminhadas ao email ccvacoesbb@bancariosdf.com.br

Quando deverei manifestar interesse de fazer uma proposta ao banco?
Sindicato: O Sindicato iniciará a recepção dos pedidos no dia 20 de maio, segunda-feira.

Quais comissões estarão valendo para o CCV? Assistente A UN imagino que conte, mas Assessor Junior UE também entrará?
Sindicato: O BB anunciou, em seus comunicados internos, que irá propor valores para os assistentes,auxiliares e analistas em UA e UN e também para os juniores de UE.

O sindicato auxiliará no cálculo dos valores devidos pelo banco e na elaboração da proposta?
Sindicato: Sim. Em cada sessão de conciliação estará presente um representante do Sindicato auxiliando nos cálculos.

Existe alguma simulação ou estimativa baseada em valores e percentuais que o BB vem pagando em CCV de outros estados?
Sindicato: Como os valores são individuais, não temos estimativa concreta.

As ações coletivas de Assessor Pleno estão suspensas por 180 dias?
Sindicato: Somente serão suspensas as ações que contemplam as funções para as quais o BB anunciou que trará proposta na CCV.

Gostaria de saber qual o público alvo da CCV de brasília, e se me enquadro no mesmo. Sou Analista TI C, na Ditec/UCS, com função comissionada desde janeiro de 2005.
Sindicato: O BB anunciou em seus comunicados internos que não trará valores para a Ditec neste primeiro momento. O Sindicato já reivindicou que esse público seja atendido no pleito.

Gostaria de saber quando o formulário estará disponível no site do Sindicato e se os funcionários terão auxílio para cálculo do valor a ser proposto.
Sindicato: O formulário estará disponível até o dia 20 de maio. Os funcionários serão auxiliados por representantes do Sindicato na sessão de conciliação.

Aprovada a abertura da CCV no BB, gostaria de tirar algumas dúvidas. Estou no CSL na função de assistente B em UA a exatos 6 anos e 11 meses, minhas dúvidas são:

1- Mesmo não optando pela comissão de 6hrs posso manifestar interesse pela CCV?
Sindicato: Qualquer bancário do BB pode fazer o pedido na CCV. O BB pode fazer ou não proposta. Em seus comunicados internos, a empresa afirmou que só fará proposta para quem aderir às novas funções gratificadas.

2- Existe a previsão de quando o Banco informará sobre o valor a ser recebido? será de 20% do total do montante a receber como ouço em boatos?
Sindicato: A sessão de conciliação pode ser realizada em até 30 dias após feito o pedido. Como os valores são individuais, não temos estimativa concreta do valor que o BB pagará.

3- No meu caso em específico seria melhor aguardar o desenrolar da ação coletiva ou aderir as 6hrs e tentar um acordo na CCV?
Sindicato: Os valores que serão pagos em possível vitória na ação coletiva serão maiores que os valores pagos em CCV.

4- Caso me mantenha na atual comissão sou impedido de participar de concorrência em outras comissões de 6 ou 8hrs, ficaria congelado?
Sindicato: Não, o funcionário que não aderiu à função gratificada continua podendo participar de outras concorrências.

Sou funcionário da DITEC, como Assessor Sênior de TI (comissão anterior ao plano de funções).Esta categoria estará enquadrada para acordo com o BB, CCV?
Sindicato: O acordo abrange todos os bancários do BB.O BB anunciou em seus comunicados internos que não trará valores para a Ditec neste primeiro momento. O Sindicato já reivindicou que este público seja atendido no pleito. O Sindicato orienta que os bancários da Ditec enviem mensagens à ouvidoria interna manifestando o interesse no pleito, corroborando o pedido já realizado pela entidade sindical.

Gostaria de saber como devo proceder para aderir à CCV?
Sindicato: Preenchendo formulário que será disponibilizado na página do Sindicato e entregando na sede da entidade.

O Sindicato vai disponibilizar algum termo padrão de aceitação à CCV ou tenho que fazer uma de próprio punho?
Sindicato: O Sindicato irá disponibilizar termo padrão em sua página na internet.

Peço esclarecimentos quando ao público alvo desta CCV, atualmente sou assessor de TI na DITEC, mas durante o período de jan/2009 a mai/2012, exerci a comissão de ass. junior de TI em uma gerência que atualmente todos trabalham na jornada de 6h, minha pergunta é: Sou público alvo desta CCV?
Sindicato: O BB divulgou em seus comunicados internos de fevereiro que a função em que você se encontra não é público-alvo. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para sua função valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o Sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria interna com esse pleito.

Gostaria de um esclarecimento: Trabalho na Diretoria de Tecnologia e gostaria de saber se a CCV também incluirá os funcis desta diretoria.Na notícia vinculada no site da entidade e no acordo aditivo não trata do tema, apenas refere-se aos funcionários e ex-funcionários como "demandantes".
Sindicato: O BB divulgou em seus comunicados internos de fevereiro que a função em que você se encontra não é público alvo. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para sua função valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria interna mensagens com esse pleito.

Aderi ao plano de funções, como faço para aderir a CCV? Tenho que mandar uma proposta? Como funciona?
Sindicato: Você terá que preencher e imprimir formulário que estará disponível na página do Sindicato na internet e entregá-lo em nossa sede.

Fui assistente até 03/08/2008, depois virei gerente de relacionamento. Considerando o período de prescrição de 05 anos, em tese eu teria direito a recebera 7 e 8 horas referente ao periodo de 03 meses, maio/08 junho/08 e julho/08. Considerando a retroatividade a partir de hoje, qual é a dada que inicia a retroatividade dos 05 anos?a partir do momento em que entrei na CCV? a partir da implantação do plano?o que é possível fazer no meu caso? tenho direito a alguma coisa?
Sindicato: Em nosso entendimento, a partir da implantação do plano. Como não houve nenhuma sessão em nosso Sindicato ainda, não sabemos que data o BB vai considerar para calcular seus valores.

Gostaria de saber como deve proceder o funcionário de licença maternidade? É necessário aguardar a volta ao trabalho para conhecer os valores e iniciar a negociação?
Sindicato: Não. A funcionária em licença- maternidade pode fazer o pedido a partir do dia 20, sem a necessidade de esperar a volta ao trabalho.

Ajude o RJ também ter sua CCV, por aqui o sindicato sequer convocou assembleia para votar pela CCV ou não. Isso é legal? Queremos CCV também!
Sindicato: Os sindicatos têm autonomia em suas decisões. O sindicato do Rio de Janeiro é exemplo de luta na defesa dos trabalhadores. 

Sou funcionário do Banco há 11 anos e atualmente estou comissionada como Gerente de Grupo. No período de 28/04/2004 a 02/09/2008 eu exercia a comissão de Assistente de Negócios/Assistente A. Gostaria de saber se tenho direito a receber pelas 7ª e 8ª horas trabalhadas no ano de 2008 (últimos 5 anos), e consequentemente aderir à CCV.
Sindicato: Sim, mesmo sendo gerente de grupo hoje, você terá direito a valores referentes a esse período em que foi assistente.

Sou funcionario do BB e estou em duvida se faço a conciliação voluntaria ou entro com ação coletiva, referente a 7 e 8 hora.Minha duvida é referentea conciliação voluntaria, pois gostaria de saber o quanto o Banco oferece, se é 30...40...50% ou mais dos valores que tenho direito.Pergunto isso, pois como vou aderira a CCV se não tenho uma ideia que o Banco vai oferecer.Gostaria se possivel que me informasse se já tem algum caso de alguem que tenha feito a CCV e quanto o Banco ofereceu.
Sindicato: O funcionário só conhecerá o valor oferecido em CCV no momento da sessão de conciliação. E pode optar por não fazer acordo e permanecer no aguardo do resultado da ação coletiva.

Com a aprovação da instalação da Comissão de Conciliação Voluntária da 7º e 8º horas, gostaria de saber se as ações coletivas para os cargos da DITEC também serão suspensas por 180 dias. Visto que não podemos utilizar a CCV seria muito prejudicial para os funcionários da Ditec se as ações fossem suspensas por 180 dias. Transcrevo abaixo vários comentários na intranet da Ditec que demonstram a insatisfação dos funcionários com a situação atual:
"Gostaram do Boletim que recebemos hoje... Afinal nem podemos acionar a CCV"
"Não podemos acionar a CCV e as ações coletivas ainda serão suspensas por 6 meses........muito bom."
"Estamos todos ferrados pois o sindicato está fazendo vista grossa quanto aos direitos dos empregados lotados na DITEC."
"CCV que excluirá os trabalhadores da DITEC, não consta da redação da mesma e nem por isso impede a eficácia desta exclusão pois o banco pode aceitar ou não o processo dos empregados."
"E em se confirmando essa discriminação dos trabalhadores da DITEC, a CCV de Brasília é viciada e caracterizada por má-fé."
Sindicato: Somente serão suspensas as ações que contemplam as funções para as quais o BB anunciou que trará proposta na CCV. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para as funções da Ditec valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o Sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria interna com esse pleito.Vale lembrar que, com relação à atuação do Sindicato, os funcionários da Ditec são os que recebem os maiores salários da empresa, fruto da luta sindical. É também fruto da mobilização do funcionalismo a conquista, para o setor, de processos seletivos com os critérios mais objetivos no âmbito do Banco do Brasil.

O passivo trabalhista será considerado pelos 5 anos a partir da efetiva implantação da CCV ou a partir da data de implementação do Plano de Funções?
Sindicato: Em nosso entendimento, a partir da implantação do plano. Como não houve nenhuma sessão em nosso Sindicato ainda, não sabemos que data o BB vai considerar para calcular seus valores.

Há previsão de assembléia para BH?
Sindicato: Favor entrar em contato com os representantes sindicais daquela localidade.

Já entrei em contato com o sindicato e tive várias duvidas esclarecidas. Porém durante as conversas com os colegas surgiram novas duvidas.Tenho 7 anos de BB, sendo 2 anos como Assistente A no CSO Brasilia e 3 anos como Junior de TI (hoje Analista "C") na Ditec. A DITEC hoje é praticamente uma terceira categoria de funcionário dentro do Banco do Brasil. Fomos OBRIGADOS a optar pelo Plano de Funções sob pena de descomissionamento, não temos direito a CCV dos últimos 5 anos (pois os cargos de analistas da Ditec nem constam para recebimento da CCV e parece que vai ficar por isso mesmo), a maioria dos descomissionamentos "por ato de gestão" foi na tecnologia. Sinceramente até o momento não vi nenhuma ação do sindicato para mudar isso (a separação entre funcionários do Banco do Brasil e funcionários da Ditec). Ai falam "ah mas a Ditec é diferenciada". Em que? Somos todos funcionários do banco como qualquer funcionário de agência ou da direção geral! Por causa desse negocio de "ser diferenciado" temos problemas vejamos:

Possuo 5 anos de função comissionada. Se eu aderir a CCV terei direito ao recebimento de somente 2 anos referente a comissão de assistente A no CSO. Perderei os 3 anos (e a parcela mais significativa de horas extras) referente aos anos de DITEC pois a mesma não faz parte da CCV.Votei contra a aprovação da CCV, pois não acho correto aprovar algo que vai beneficiar somente uma parcela do funcionalismo. Afinal quem tem mais de 5 anos de Ditec não vai poder receber 7ª e 8ª hora via CCV e ainda vai ter que esperar 6 meses a mais pois uma das condições para que a CCV seja aceita pelo banco é a suspensão de todas as ações coletivas.Fiquei sabendo que o sindicato entrou com ação requerendo pagamento das horas extras para os analistas da DITEC recentemente que inclusive já tinha data para 1ª audiência. Essa ação também vai ser suspensa?
Sindicato: Somente serão suspensas as ações que contemplam as funções para as quais o BB anunciou que trará proposta na CCV. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para as funções da Ditec valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o Sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria internacom esse pleito.Com relação à atuação do Sindicato em sua diretoria, vale lembrar que os funcionários da Ditec recebem os maiores salários do Banco do Brasil, e isso foi fruto da luta sindical.É também fruto da mobilização do funcionalismo a conquista, para o setor, de processos seletivos com os critérios mais objetivos no âmbito do Banco do Brasil.

Não aderi a jornanda de seis horas e faço parte do público-alvo que tem direito a CCV.Posso entrar com o pedido ou é só para quem aderiu a carga horária reduzida? 
Sindicato: Qualquer bancário do BB pode fazer o pedido na CCV. O BB pode fazer ou não proposta. Em seus comunicados internos, a empresa afirmou que só fará proposta para quem aderir às novas funções gratificadas.

Tenho duas dúvidas: 1 - Considerando que a CCV vai contemplar os últimos 5 anos de trabalho e que o tempo está passando, o funcionário vai perdendo o direito a discutir na CCV cada dia que está passando ou há uma trava do dia a partir do qual o cálculo será feito?
Sindicato: Em nosso entendimento, a trava é o dia da implantação do plano.

2 - A partir de quando a CCV estará funcionando? Quais os procedimentos para se obter uma proposta do banco?
Sindicato: A partir do dia 20 de maio estaremos recebendo os pedidos dos funcionários, que devem ser entregues na sede do Sindicato.

Gostaria de saber quando começa a contagem dos cinco anos para requerer a 7a e 8a hora. É na data que eu der entrada no sindicato com o pedido ou quando da assinatura do termo no BB?
Sindicato: Em nosso entendimento deve ser a data da implementação do plano. Não sabemos que data o BB vai considerar em suas propostas.

Também, a partir de quando podemos comparecer no Sindicato para solicitar a CCV?
Sindicato: A partir de 20 de maio.

Quero apresentar meu pedido a CCV, trabalhava em Brasília, no entanto, fui transferido para o Estado do Tocantins, mas o sindicato daqui ainda não aderiu e aindanem sabe quando vai fazer outra assembléia, porque na primeira a maioria dos funcionários daqui que têm direito, já tem ação contra o Banco, daí a votação foi contra a instalação da CCV. Posso apresentar meu pedido via Sindicato de Brasília?
Sindicato: Não. Somente faremos conciliação de funcionários de nossa base.

Com a adesão à CCV, a ação das horas extras dos funcionários da Ditec foi suspensa?Aliás, qual é o número dessa ação?
Sindicato: Nenhuma ação foi suspensa ainda.Só suspenderemos ações de funções para as quais o BB apresentar proposta na CCV. O número da ação foi divulgado em nosso último informativo Espelho. Favor verificar no sítio do Sindicato na internet.

Gostaria de saber se o Sindicato tem uma base do que foi acordado em outras CCVs do valor medio oferecido pelo banco para Assistente A.UN durante 1 ano para que possamos fazer as contas pra saber se vale a pena.Essa duvida é de todos os colegas aqui da minha agência.
Sindicato: Não dispomos dos acordos já realizados em outros estados.

Trabalhei como Assistente A no CSO Brasilia no periodo de 07.2010 até 02.2011.
Atualmente trabalho no banco, em São Paulo.Gostaria de saber se posso firmar a CCV aí em Brasilia, em virtude do sindicato em são paulo não ter aceitado a CCV, e também em virtude de ter trabalhado aí como assistente.Como funciona o procedimento?
Sindicato: Só será aceito o pedido de CCV de funcionários lotados em nossa base.

Como será formalizada a entrega do pedido no Sindicato?
Sindicato: Através de formulário que será disponibilizado em nossa página na internet. A entrega deverá ser feita no Sindicato.

No site há a informação de que o pedido será encaminhado ao BB. Este pedido será por email ou documento enviado à dependência em que estou lotado?
Sindicato: O pedido será encaminhado à Gepes, área responsável pelo agendamento das sessões e propostas de acordos.

Será necessário agendar o dia da conciliação, ou a partir do pedido o Sindicato efetuará o agendamento?
Sindicato: O Sindicato efetuará o agendamento através de contato com a Gepes Brasília.

O Sindicato possui valores por comissão/periodo?
Sindicato: Na sessão de conciliação estará presente um representante do Sindicato que ajudará o trabalhador nos cálculos.

Fui Supervisor de Atendimento de julho de 2010 a março de 2013 e gostaria de saber se posso ingressar na CCV para requerer o direito a 7ª e 8ª hora como o caso dos assistentes?Sou sindicalizado desde meu ingresso ao banco.
Sindicato: Todos os bancários podem fazer o pedido. O BB divulgou em seus comunicados que sua função não é público-alvo.

Eu gostaria de saber quais as comissões contempladas na CCV.
Sindicato: O BB anunciou em seus comunicados que fará propostas para aqueles que exerceram as funções de assistentes em UA e UN, analistas e auxiliares em UA e UT e juniores em EU.

Gostaria de saber que pode manifestar interesse em participar da CCV!
Sindicato: Todos os funcionários podem manifestar interesse em participar da CCV.

Gostaria de saber se é preciso aderir ao cargo de 6 horas do novo plano de funções para poder ter direito a CCV, ou basta ter exercido o cargo de Assistente B e A de UA durante 5 anos para requerir?
Sindicato: Em seus comunicados internos, o BB anunciou que só apresentará valores para aquele, ainda estando em função extinta de 8 horas, aderir às novas funções gratificadas.

Há alguma informação de outros sindicatos de quanto, em média, está sendo oferecido nos acordos.
Sindicato: Não dispomos dos acordos já realizados em outros estados.

Gostaria de saber qual o público alvo da CCV de brasília, e se me enquadro no mesmo.
Sou Analista TI C, na Ditec/UCS, com função comissionada desde janeiro de 2005.
Sindicato: O BB divulgou em seus comunicados internos de fevereiro que a função em que você se encontra não é público-alvo. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para sua função valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o Sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria interna com esse pleito.

Como sei se estou em alguma ação coletiva do sindicato sobre a 7a.e 8a. hora?
Sindicato: Nossas ações coletivas são por funções. Se você estava sindicalizado no momento do ingresso da ação referente a sua função, então estará contemplado numa possível vitória.

Até que data tenho para acionar a CCV para ver os valores que o Banco está oferecendo?
Sindicato: Não existe prazo.

O funcionário do BB que possuía a comissão de Analista Sênior de TI está apto (contemplado) a pleitear a conciliação na CCV?
Sindicato: O BB divulgou em seus comunicados internos de fevereiro que a função em que você se encontra não é público alvo. O Sindicato já solicitou à empresa que traga também para sua função valores em CCV. Orientamos que vocês atuem com o Sindicato nessa reivindicação enviando mensagens à ouvidoria interna com esse pleito.

"Segundo o acordo aditivo, a adesão dos bancários de Brasília à CCV exige que o Sindicato suspenda por 180 dias as ações coletivas que discutem jornada de trabalho. Tal suspensão não traz nenhum prejuízo no julgamento do mérito das ações."
As ações de 7ª e 8ª horas de cargos que não façam parte das comissões que serão tratadas na CCV também serão suspensas?Como é o caso da antiga comissão de ANALISTA TÉCNICO RURAL, atualmente FUNÇÃO DE CONFIANÇA.
Sindicato: A ação coletiva do analista técnico rural ainda não foi impetrada, está em fase final de elaboração.

Exerci o cargo 4965 ASSIST.B UN de 18/06/2007 a 14/04/2008 tenho direito a solicitar uma CCV?
Sindicato: Sim.

Com a instalação da CCV o BB reconhece que tem que recolher essa divida também para PREVI, ou seja, sensibilizar o salário de participação para aposentadoria?
Sindicato: Ainda não fizemos nenhuma sessão, não sabendo como o BB irá proceder nessa questão.

Eu trabalhei como assistente de negocios em 2003 a 2005 e depois como Gerente de contas e hoje como Gerente de Relacionamento. Tenho direito de receber alguma coisa?
Sindicato: É necessário fazer o pedido e aguardar a proposta da empresa.

Gostaria de saber se é preciso aderir às 6 horas para poder entrar na CCV, e se precisa ser sindicalizado para participar da CCV também.Parabéns pelo ótimo trabalho!
Sindicato: Não é necessário ser sindicalizado para participar da CCV. Também não é necessário ter aderido às funções gratificadas para fazer o pedido. O BB anunciou em seus comunicados internos que não fará proposta para quem não aderiu às FGs.

A aprovação da CCV vale também para Curitiba?
Sindicato: Não.

Da Redação




Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa