
O Sindicato se reuniu nesta terça-feira (26) com o Superintendente da BRB Saúde, Vanderley Barbosa, ocasião em que se discutiu a situação atual do plano de saúde dos funcionários do grupo BRB.
Segundo Vanderley, o plano de saúde apresenta, atualmente, um déficit estrutural, fruto de seu modelo de custeio, cuja fatura era em parte coberta pelo BRB Clube, obrigação esta que se tornou impossível após a reorganização societária da Cartão BRB e da Corretora de Seguros BRB (empresas em que o BRB Clube é sócio), em função da perda significativa de receita do Clube, o que o impossibilitou de continuar arcando com esta obrigação (cobrir 40% da fatura da BRB Saúde).
Tal situação ocorre desde junho de 2009, mês da referida reestruturação, e a cobertura deste déficit, ainda segundo Vanderley, tem sido possível em função de um robusto fundo constituído em função dos aportes feito pelo BRB Clube. Porém, essa situação não pode perdurar, uma vez que o déficit precisa ser equacionado.
Na busca de um novo modelo de custeio, que propicie o fim deste déficit e aponte para um equilíbrio do plano, desde 2009 foram constituídos grupos de trabalho para estudar uma solução. O atual grupo, que conta com a participação de representantes do Sindicato e da Associação dos Funcionários Aposentados do BRB (AFA BRB), deve concluir seus trabalhos até o final de maio e apresentá-lo ao BRB.
Segundo Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e representante no grupo de trabalho (GT), é fundamental que o banco compreenda a saúde como um benefício gerador de segurança e estabilidade para o trabalhador, e também como elemento que contribui no rendimento destes, na medida em que possibilita ao funcionário ter boa saúde. Neste aspecto, Eustáquio defende a necessidade de o BRB contribuir de maneira efetiva para o equacionamento do custeio da BRB Saúde.
Aliado a esta discussão, Vanderley apontou ainda medidas que tem sido tomadas para aperfeiçoar procedimentos e racionalizar processos, tudo com o objetivo de reduzir custos administrativos, de forma que mais recursos possam ser direcionados para a atividade fim da BRB Saúde: prover uma rede de atendimento sólida que propicie o melhor possível para os participantes.
“A saúde, ao lado da aposentadoria complementar, é seguramente o maior benefício dos funcionários. Sendo assim, cabe ao banco assumir sua responsabilidade na busca de uma solução para o custeio da BRB Saúde”, afirma André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato e funcionário do BRB.
Representou também o Sindicato na reunião Cristiano Severo, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Pela BRB Saúde, alem de Vanderley, estiveram presentes a gerente de Apoio Logístico e Finanças, Eliane de Fátima, e a gerente Operacional, Alba Virgínia.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados