
Representantes do Sindicato se reuniram com a Diretoria de Apoio aos Negócios e Operações (Dinop) do Banco do Brasil para debater as demandas dos funcionários das Plataformas de Suporte Operacional(PSOs) e reivindicar transparência nos processos seletivos dentro do setor. O encontro ocorreu nesta terça-feira (29) e os representantes da Dinop se comprometeram a avaliar as propostas dos trabalhadores e se reunir com funcionários das PSOs para discutir o assunto.
O Sindicato entregou as demandas dos funcionários das PSOs que foram tiradas da plenária ocorrida no último dia 23 (veja abaixo). O Sindicato realiza nova reunião com os bancários submetidos ao sistema das PSOs na quinta-feira, 31 de maio. No próximo encontro com os funcionários do BB será escolhida uma comissão para apresentar à Dinop as principais demandas dos colegas que trabalham nas PSOs.
“Queremos ajustes nas PSOs porque as pessoas estão muito insatisfeitas e trabalhando no limite. Estamos abertos ao diálogo, mas precisamos de um prazo para que a situação seja resolvida”, ressalta o diretor do Sindicato Eduardo Araújo.
Além das reivindicações entregues, o Sindicato pediu processos mais claros e objetivos nas nomeações dentro da diretoria, semelhantes aos que ocorrem na Auditoria, Dijur e Tecnologia.
Entre os principais problemas das PSOs estão: dotação insuficiente, falta de valorização do caixa, problemas de locomoção, extrapolação da jornada, adoecimento, congelamento na carreira e péssimas condições de trabalho.
O processo de reestruturação ocorrido com as PSOs gerou situações de descontentamento entre os trabalhadores. Muitos deles foram pressionados a trabalhar na senha de outros bancários exercendo funções diferentes. Outras situações, como o controle excessivo da produção, limitação do uso de celular e idas ao banheiro, também foram denunciadas durante o encontro com os representantes da Dinop.
O BB afirmou durante a reunião que vai avaliar as reivindicações e sugestões do movimento sindical e encaminhar às outras diretorias o que não for de competência da Dinop.
Confira, abaixo, as principais demandas das PSOs listadas na reunião:
• Verba QVT;
• Conflitos PSO x agência;
• Necessidade de aumento da gratificação de Caixa;
• Pontuação de mérito para os Caixas (comissão);
• Desvio de função;
• Mobiliário e material obsoleto;
• Falta de ordem de serviço (cada agência tem sua cultura);
• Falta de critérios nos rodízios;
• Condições de trabalho: falta de telefone; desrespeito à hierarquia; V22 – comando no RETAG para autorização de transações, problemas no sistema;
• Dotação insuficiente: apoio (retaguarda) é fundamental para a execução do serviço; cobertura de férias e licenças;
• Tempo de fechamento (abertura e deslocamentos durante o expediente para suprir ausências);
• Senhas distribuídas no GAT trocadas (usuários e clientes; caixa rápido não cumpre o seu papel e aumenta a insatisfação da clientela);
• Supervisor de atendimento tem de ir para a PSO;
• Problemas de locomoção nos rodízios;
• Nomeações dos substitutos (dotação);
• Problemas na linha de corte dos serviços (agência x PSO);
• Acessos temporários gerando desvio de função;
• Quem vai assumir os serviços de Digitalização , Pasep , e dos PAB`s TJ;
• Dificuldade de participação em cursos presenciais;
• Extrapolação da jornada;
• Adoecimento;
• Colegas sem horário de almoço;
• Pressão das agências para aceitar o "Pague-se";
• Malotes;
• Congelamento na carreira;
• Volta das remoções automáticas.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
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