Banco BRB

14 de Julho de 2011 às 19:17

Sindicato discute PCS com o BRB e a Quântica, empresa contratada para formulação do plano

Compartilhe

Atendendo à solicitação do Sindicato, o presidente do BRB, Edmilson Gama, e o diretor de pessoal, Tércio Marcos, viabilizaram reunião entre a entidade e a empresa Quântica, contratada pelo banco para elaborar a proposta de PCS. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (13), quando foram apresentados a metodologia e o cronograma de trabalho.


Atualmente está sendo realizado o diagnóstico do plano em vigor, bem como a sondagem de expectativas dos funcionários, esta por meio de pesquisas aleatórias e discussões em pequenos grupos de trabalhadores de diversos segmentos do banco, como escriturários, caixas, gerentes, assistentes de negócios, entre outros. Após essa fase será feita a construção do novo programa e, por fim, a empresa apresentará também uma proposta de reestruturação das funções gratificadas a partir do diagnóstico feito.


Representantes da Quântica afirmaram que, embora o prazo contratual para a conclusão do trabalho seja meados de janeiro de 2012, a previsão é que ele seja entregue até a primeira quinzena de dezembro. A empresa disse ainda que a diretriz passada pela direção do banco é que os funcionários sejam ouvidos e que haja um diálogo com o Sindicato para a realização do plano. Outra orientação é atentar para as questões relativas à resolução das 7ª e 8ª horas e flexibilização do VR.


“A empresa demonstrou vasto conhecimento em consultoria relacionada à questão de recursos humanos e, pelo diálogo mantido com o Sindicato, afirmou estar atenta à diretriz de dialogar bastante com os funcionários, o que é bastante positivo”, afirmou André Nepomuceno, secretário geral do Sindicato.


O Sindicato reiterou pontos que vem defendendo como necessários na elaboração do PCS, entre os quais:


•    Encarreiramento – que deixe claro as trilhas de ascensão profissional para o bancário do BRB.
•    A resolução da questão das 7ª e 8ª horas para os cargos comissionados eminentemente técnicos, que hoje têm jornada de 8 horas.
•    A valorização do piso, bem como a elevação do seu número
•    A flexibilização dos VRs de forma que eles não sejam um limitador para o crescimento salarial.
•    Valorização dos assistentes de negócios.
•    O aumento do interstício entre um padrão e outro e a reestruturação das FGs de modo a valorizar as diversas funções existentes no banco.


“Embora nosso acordo 2010/2011 preveja a implantação de um novo PCS, o Sindicato compreende as dificuldades burocráticas para a contratação da empresa que está elaborando o trabalho, o que foi de certa forma responsável pelo atraso na discussão desse tema. Porém, é importante constatar que, pela primeira vez, será dado um tratamento científico com amplo espaço para debate, com atores na busca de elaboração de um PCS que atenda às aspirações dos funcionários do BRB”, avalia Cida Sousa, diretora do Sindicato.


“Os pontos apontados pelo Sindicato como fundamentais, a serem contemplados no novo PCS, da mesma forma a contribuição que o conjunto de funcionários dará, certamente propiciará a construção de um instrumento efetivo que valorize o corpo funcional”, acrescenta o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.

 

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa