O Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o novo plano odontológico, a jornada de 6 horas e Cassi. Esses foram os temas discutidos pelo Sindicato com os funcionários da Gerat do Banco do Brasil nesta sexta-feira 12, em mais uma reunião realizada pela entidade nas unidades do BB. A Gerat está localizada 1º andar do Bloco A da 515 Norte.
O Sindicato relembrou as premissas retiradas em encontro de dirigentes sindicais do BB, em dezembro passado, pelas quais reivindicam o cumprimento da jornada legal de seis horas para os bancários sem redução de salários. Informou que houve uma mesa temática sobre o tema em que os representantes dos funcionários levaram ao banco esse posicionamento. A direção do BB ainda não fez nenhuma proposta concreta para a reivindicação.
“O movimento sindical vem pressionando para que a jornada legal de seis horas seja respeitada. Também o passivo trabalhista relacionado ao tema é estratosférico, prejudicando os resultados da empresa. É inadmissível que haja descumprimento da legislação trabalhista numa empresa controlada pelo governo federal”, frisou Mirian Fochi, diretora do Sindicato. O banco acordou prazo até 30 de junho para trazer uma proposta sobre jornada de trabalho e PCCS.
Plano odontológico e Cassi
Os problemas de atendimento da rede de atendimento da Cassi também foram abordados. O Sindicato ressaltou que os diretores eleitos da Cassi, oriundos da Anabb, nada fazem para resolver essa situação, dando a impressão de não se preocuparem minimamente com a saúde do funcionalismo. Outro retrocesso na Caixa de Assistência foi a nomeação do novo superintendente nacional, Hayton Jurema da Rocha, ex-diretor de pessoas do BB na época do governo FHC, período em que os bancários sofreram os mais duros ataques aos seus direitos, incluindo descomissionamentos arbitrários e demissões.
Esses problemas de gestão também estão dificultando a viabilização do plano odontológico via Cassi. Na última rodada de negociação, dia 10, o BB reafirmou que vai implementar o plano, só estariam pendentes ajustes finais. O Sindicato ingressou com representação no Ministério Público do Trabalho denunciando o descumprimento do termo de compromisso assinado pelo banco em relação ao plano odontológico.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados