Os diretores do Sindicato Cida Sousa e André Nepomuceno, juntamente com o novo presidente do BRB, Nilban Melo (centro), e o novo diretor de Administração, André Mota
Questões como a campanha salarial, PLR 2010, democratização da Regius, saúde e condições de trabalho e fortalecimento do BRB público, com a valorização dos funcionários, foram os principais pontos tratados na reunião do Sindicato com o novo presidente da instituição financeira, Nilban de Melo Júnior, e o novo diretor de Administração, André Mota, realizada nesta quinta-feira (10).
Do ponto de vista institucional, o presidente do BRB afirmou que a nova diretoria está comprometida tecnicamente com o banco e que há disposição de dialogar com o Sindicato e de resolver, pela via negocial, as questões de interesse da categoria.
Sobre a campanha salarial deste ano, Nilban adiantou a disposição da instituição de seguir os termos do acordo coletivo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), estendendo aos funcionários as conquistas dos demais bancários, desde que o banco tenha condições de cumpri-la. Nilban solicitou ao Sindicato a antecipação de uma versão preliminar das reivindicações. O Sindicato ponderou que, em seu âmbito, está disponível para ir tratando do assunto nas reuniões de negociação permanente. A entrega de um documento formal global tem de ser ponderada em conjunto com as reivindicações gerais e específicas tratadas e deliberadas nos fóruns próprios da categoria.
Quanto à PLR 2010, o Sindicato expôs os parâmetros gerais do acordo que defende e cobrou agilidade na conclusão das negociações, uma vez que o semestre está terminando.
O Sindicato também apresentou ao presidente do banco sua preocupação em relação à saúde dos trabalhadores, assunto considerado de fundamental importância para o movimento sindical. “A saúde dos funcionários precisa ser vista com mais atenção pelo banco, pois está diretamente relacionada a condições dignas de trabalho, o que inclui o fim das metas abusivas, que exigimos do banco”, frisou a diretora do Sindicato Cida Sousa.
A questão dos gerentes de negócios também foi objeto de discussão. O Sindicato lembrou ao banco do compromisso da última diretoria de resolver o problema da remuneração dos gerentes de negócios, dos níveis 2 ao 5, no segundo semestre deste ano. Foi cobrado ainda o aprimoramento do processo de seleção interna, com a definição de critérios de forma a valorizar a objetividade e o mérito dos candidatos.
O Sindicato voltou a cobrar da instituição a paridade na composição da diretoria executiva da Regius, cujo desfecho se deu nesta sexta-feira (clique aqui para ler), o fundo de pensão dos bancários, com a participação dos trabalhadores por meio de eleição direta, reivindicação compartilhada com a Associação dos Aposentados do BRB (AFABRB).
“Foi um encontro positivo, com a discussão da situação geral do banco, e uma preliminar de temas pendentes e de interesse dos funcionários, principalmente a solução da negociação da PLR 2010, que é a mais urgente. Esperamos agora do banco comprometimento e diálogo, reiterados no esforço de negociação para vermos atendidas as reivindicações dos funcionários”, afirma André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados