A dura realidade por que passam os funcionários do Banco do Brasil, principalmente os lotados em agências, foi o tema do encontro entre o Sindicato e representantes da Dires/Direp. Entre os principais problemas levantados pelo Sindicato estão a falta de treinamento, o excesso de serviços e o despreparo de gestores, o que geralmente leva os funcionários a cometerem falhas em serviço as quais muitas vezes resultam em punições.
O Sindicato também levou reclamação sobre a demora no trâmite de alguns inquéritos administrativos e reforçou a reivindicação para que o tempo da fase de apuração dure no máximo 120 dias, mesmo prazo defendido para a etapa de julgamento – nos casos em que o funcionário não estiver afastado. “Sugerimos ao banco que alerte os funcionários, por meio de comunicados internos, sobre a necessidade de cumprimento dos normativos internos da empresa”, destacou o diretor do Sindicato Rafael Zanon. “Também recomendamos que ofereça cursos voltados para a discussão desse tema, instruindo principalmente os funcionários recém chegados, e denunciamos a postura de alguns administradores que utilizam os pedidos de informação como forma de coação contra a equipe”.
Bancários devem ficar alerta
O funcionário deve estar sempre alerta quando o assunto for inquérito/processo administrativo, principalmente em razão do fato de que podem gerar punição e até demissão. Atenção quanto às normas no cumprimento de suas tarefas, para que não esteja sujeito a sofrer uma interpelação administrativa. Se algum administrador o estiver coagindo a praticar qualquer ato fora dos normativos, denuncie à ouvidoria interna do BB, que irá tomar as medidas necessárias. Denuncie também ao Sindicato: o número é 3262-9090.
No processo administrativo interno, é necessário que o bancário responda aos pedidos de informação e interpelação sem excluir elementos do caso investigado. Lembre-se de que toda punição é passível de recurso no prazo de 30 dias. Procure sempre o Sindicato no caso de recebimento de pedidos de informação.
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