O Sindicato espera que a Comissão Eleitoral suspenda imediatamente a eleição da Anabb, iniciada de forma claudicante nesta terça (4), pois entende que a votação e todo o processo eleitoral estão prejudicados em função da greve da categoria, que já entra em seu oitavo dia em todo o país, e da paralisação dos trabalhadores dos Correios, que emperrou a remessa de material de campanha dos candidatos e também das cédulas de votação aos associados.
“Seria de bom senso suspender o início de votação para garantir um processo democrático e transparente. As duas greves, dos bancários, com enorme adesão dos funcionários do BB, e dos trabalhadores dos Correios, não possibilitaram a divulgação de forma ampla do processo eleitoral, dos candidatos e de suas propostas para a gestão da Anabb. Sem a socialização das informações e o debate amplo, fica prejudicado um processo democrático, como deveria se constituir a consulta ao corpo social da Anabb”, afirma o presidente do Sindicato, Rodrigo Brito.
Nestas eleições, serão renovados os Conselhos Deliberativo (21 membros) e Fiscal (3 membros) e os diretores regionais da Anabb, que conta com 105 mil associados em todo o país.
A Anabb e a Comissão Eleitoral somente divulgaram o Jornal das Eleições 2011 nesta terça-feira no site da entidade, contendo informações detalhadas do processo eleitoral às fotos e aos currículos dos candidatos. A publicação deverá seguir por meio eletrônico aos associados com e-mail cadastrado. Os demais deverão receber o jornal pelos Correios. “É um absurdo os associados só terem acesso agora às informações mais importantes para fazer sua escolha. O pior é que só 15% dos 75 mil e-mails cadastrados são normalmente abertos, segundo membros do Conselho Deliberativo. Dependendo da duração da greve dos Correios, o jornal só será entregue após o período de votação, já que é grande quantidade de correspondências acumuladas. Fica bem evidente que essa consulta ao corpo social está prejudicada”, afirma Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados