
Luta constante do Sindicato, o combate ao assédio moral foi tema da reunião que ocorreu na terça-feira (9) com os bancários da agência Guará II do Banco do Brasil. Os diretores Jeferson Meira e Wadson Boaventura estiveram no local para explicar como a prática se configura e o que pode ser feito para se defender.
Segundo os diretores, expor os trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras de forma repetitiva durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções é característica do assédio moral, que pode ser praticado tanto pelos chefes quanto pelos colegas.
"Cobrar atividades que não são da alçada do funcionário configura assédio moral também. Pressionar o bancário a descumprir os normativos com ameaças ou autoritarismo também é prática de assédio. Cobrar resultado sem dar as condições para o atingimento do mesmo, também é assédio. Os bancários não podem aceitar calados essa prática. Tem que denunciar", explicou Jeferson Meira, diretor do Sindicato.
Atualmente, os funcionários do BB contam com uma importante ferramenta de denúncia, que é a ouvidoria interna da empresa, responsável por receber e repassar os casos para o comitê de ética.
As denúncias também podem ser feitas ao Sindicato, através do link de “Assédio Moral” disponível no site ou diretamente para os diretores do Sindicato pelo telefone 3262-9090. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Pricilla Beine
Do Seeb Brasília
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