
O Sindicato deu as boas-vindas a mais de 50 novos bancários da Caixa Econômica Federal, empossados em janeiro, nas primeiras duas edições do Programa de Integração e Ambientação à Caixa (PIAC) de 2013.
Na ocasião, os dirigentes sindicais destacaram o histórico de lutas e conquistas dos bancários e a mobilização permanente do Sindicato por mais contratações na Caixa, para melhorar principalmente as condições de trabalho nas agências, e lembraram que a realização do último concurso é resultado direto desse esforço.
Na Campanha Nacional do ano passado, por exemplo, os trabalhadores conquistaram da empresa o compromisso de ampliar o quadro de funcionários para 92 mil até o fim de 2012, número que já foi ultrapassado, e para 99 mil até dezembro de 2013.
O diretor do Sindicato Wandeir Severo e o diretor da Federação Centro Norte (Fetec-CN/CUT) José Herculano (Bala), que estiveram representando o Sindicato na ocasião, lembram, no entanto, que esse número ainda não é suficiente para atender a uma demanda que vem crescendo de forma vertiginosa, e que a entidade está cobrando do banco mais celeridade no processo de contratações. Em resposta, a área de gestão de pessoas da Caixa em Brasília informou que está trabalhando para que esse processo se dê no ritmo mais acelerado possível, a partir do momento em que as contratações são autorizadas pela empresa.
O diretor do Sindicato também alerta a Caixa para que aporte mais investimentos na manutenção e ampliação de quadros de instrutores do PIAC, sob pena de surgirem dificuldades no treinamento de contratados. “Esse programa é uma conquista da categoria e vamos insistir para que continue existindo”, reforçou Wandeir.
Renato Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados