Caixa Economica Federal

20 de Julho de 2016 às 19:36

Sindicato critica política da Caixa em favorecer os ricos

Compartilhe

Menos de dois meses após decidir acabar com os subsídios concedidos aos mutuários mais pobres do programa Minha Casa, Minha Vida, o governo interino de Micher Temer anuncia que, a partir da próxima segunda-feira (25), a Caixa passará a financiar imóveis no valor de até R$ 3 milhões, o dobro do limite de financiamento em vigor até agora, de R$ 1,5 milhão.  O percentual emprestado subirá de 70% para 80% (imóveis novos) e de 60% para 70% (usados).

Para o Sindicato, a má notícia desta política classista é mais uma demonstração de que o governo Temer privilegia abertamente os endinheirados e não tem nenhum comprometimento em promover a inclusão social das pessoas de baixa renda. E classifica a medida como uma inversão de prioridades em relação ao governo Dilma, que garantia o acesso dos pobres ao financiamento da casa própria, através do Minha Casa, Minha Vida.

Outra contradição apontada pelos dirigentes sindicais é que a ampliação do limite de financiamento é anunciada num momento em que a Caixa descarta novas contratações, em meio ao Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA), enquanto reduz o número de empregados e ainda ameaça com o fechamento de agências.

 

Portaria revogada


Em maio, uma das primeiras medidas do governo Temer foi revogar a portaria da presidente Dilma Rousseff que ampliava os investimentos do Minha Casa, Minha Vida. Porém, por conta das manifestações dos movimentos de luta por moradia, realizadas em todo o país, a portaria foi relançada no início de junho. 


Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa