Passada a discussão, aprovação e assinatura do acordo do PCCR – e no curso da preparação da campanha salarial de 2012 – uma questão precisa urgentemente de muita discussão: a situação do plano BD 1 da Regius.
Conforme já divulgado pelo Sindicato, o plano BD 1 apresentou déficit nos dois últimos exercícios, o que obriga a realização de ajustes no plano de acordo com a legislação em vigor.
Ocorre que a Regius, antes de propor e debater com os participantes o ajuste necessário, propôs alterações profundas no Sindicato convoca bancários para reunião que vai tratar dos ajustes no plano BD1 da Regius modelo de cálculo do salário de contribuição e de benefício para os participantes deste plano.
As alterações foram aprovadas pelas instâncias, inclusive pela diretoria eleita e pelos membros eleitos dos conselhos. Diante da magnitude do assunto, a diretoria da Regius deveria ter exercitado o debate com os participantes antes de ter aprovado qualquer alteração.
A discussão com os participantes – os principais interessados – foi bastante tímida, se resumindo praticamente a uma demonstração das alterações propostas, o que não permitiu a participação destes na contribuição para as referidas alterações.
Diante disso, o Sindicato cobrou da Regius a realização de um grande debate com os participantes, se colocando à disposição para ajudar na convocação. Porém, a Regius não respondeu.
Reunião
Assim, o Sindicato, conforme informado na assembleia que aprovou o PCCR, convoca os participantes do plano BD1 para reunião nesta quinta-feira (28), às 19h, na sede do Sindicato, para discutirmos esta situação.
Na reunião, estarão presentes o assessor jurídico do Sindicato e também a presidenta da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Ricaldoni, para esclarecer o que pode ser feito diante da proposta da Regius que deve ser em breve remetida à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados