
Os empregados da Caixa Econômica Federal estão submetidos a péssimas condições de trabalho na agência da Universidade de Brasília (UnB). O Sindicato fez uma vistoria no local, no último dia 11 de julho, e constatou uma lista de problemas: ausência de banheiro na unidade, inexistência de almoxarifado, falta de vestiário para os vigilantes trocarem de roupa, falta de porta giratória e biombos não instalados.
No mesmo dia da visita na agência, o Sindicato fez uma reunião com a Gerência de Filial de Logística em Brasília (Gilog) da Caixa para denunciar os problemas e cobrar soluções definitivas com agilidade. Também ficou agendada uma reunião com a SR Brasília Norte, nesta quinta-feira (24), para discutir as condições de trabalho inadequadas da agência UnB.
A Caixa descumpre a Lei 5.086/2013, que obriga a instalação de cabines de proteção visual nos postos de autoatendimento. O Sindicato fará denúncias para fiscalização no local.
Outra questão a ser revista é falta de um almoxarifado na agência. Atualmente, o corredor de abastecimento dos terminais eletrônicos é usado para esse fim. Os vigilantes estão com desvio de função por terem que controlar a entrada e a saída da agência. Essa atividade não faz parte das atividades habituais de vigilância e ainda distrai o trabalhador do seu foco fundamental relacionado à manutenção da segurança dos empregados, clientes e usuários. Os empregados também reclamam do tamanho da copa, que é apertada e sem ventilação.
"A Caixa descumpre itens básicos de segurança e condições de trabalho. Já entramos em contato com a empresa para resolver os problemas com rapidez. Continuaremos fiscalizando para que os trabalhadores não sejam prejudicados", afirma o diretor do Sindicato Adilson Sousa.
O secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan e a diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) Fabiana Uehara também participaram da visita à agência UnB da Caixa.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados