Uma auditoria do Banco Central (BC) identificou irregularidades na venda de ativos do Banco Master ao BRB, realizadas desde o final de 2024, que podem comprometer a conclusão da negociação bilionária entre as instituições. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (30) pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
A operação, anunciada em março deste ano e avaliada em R$ 2 bilhões, envolve a compra de 100% das ações preferenciais e 49% das ordinárias do Master, o equivalente a 58% do capital total do banco controlado por Daniel Vorcaro. A descoberta ocorre no momento em que a negociação parecia prestes a ser finalizada, com a aprovação do BC dada como praticamente certa após o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), concedido há duas semanas sem restrições. No entanto, o Cade avalia apenas aspectos concorrenciais. Já o BC analisa a regularidade da operação, incluindo a venda prévia de ativos do Master ao BRB, ponto onde foram encontradas as inconsistências.
Ao longo dos últimos meses, o Sindicato realizou uma série de ações para alertar a sociedade, os órgãos de controle e o próprio corpo técnico do BRB sobre os riscos da operação. Entre elas, estão a produção de estudos técnicos, reuniões com parlamentares e autoridades, além de mobilizações da categoria. A entidade também oficiou o Banco Central, reforçando a necessidade de uma análise rigorosa e imparcial.
A nota enviada à imprensa pela assessoria do Banco Master afirma que “a análise regulatória em curso sobre a venda de ações ao BRB segue seu rito normal” e nega a existência de irregularidades nas transações com o banco estatal. Ainda segundo o comunicado, o Master afirma ser uma instituição regulada pelo BC e auditada por terceiros, mantendo-se confiante na conclusão positiva da negociação.
Para o Sindicato, no entanto, a existência de qualquer irregularidade reforça a urgência de suspender o processo até que todos os fatos sejam esclarecidos. A entidade segue atenta e atuante, compromissada com a integridade do BRB, com sua função social e com os trabalhadores que constroem diariamente esse banco público essencial para o DF.
Victor Queiroz
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas