
Nesta quarta-feira (16), o Sindicato ingressou com ação coletiva para que os avaliadores de penhor da Caixa Econômica Federal recebam a verba referente à quebra de caixa. A ação segue o que foi proposto na ação ajuizada, no mês passado, em favor dos tesoureiros e dos caixas executivos do banco.
Segundo o advogado Paulo Roberto, que presta assessoria jurídica ao Sindicato, a quebra de caixa não deve ser confundida com a gratificação de função, como foi proposto pelo banco. A verba é destinada a cobrir os riscos assumidos pelos empregados que lidam constantemente com numerário, o que é o caso dos avaliadores de penhor.
Ainda segundo o advogado, a ação irá beneficiar os trabalhadores que exercem essa função em caráter efetivo ou em substituição nos últimos cinco anos. O processo independe do rumo que terá a carreira do bancário e favorece aqueles que rescindiram o contrato nos últimos dois anos.
Com relação ao retroativo, o pagamento será feito ao final da ação, considerando a apuração do crédito de cada pessoa, chamado de individualização dos créditos dos substituídos.
Mais informações
Bancários e bancárias interessados em saber mais informações sobre as ações coletivas impetradas pelo Sindicato devem ligar para a Central de Atendimento (3262-9090) ou enviar e-mail para sejur@bancariosdf.com.br.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados