O BRB anunciou nesta quinta-feira 22, durante reunião com o Sindicato, que fará a correção do comunicado divulgado na terça-feira em que normatiza a compensação dos dias parados na greve, estabelecendo o dia 13 de outubro como data inicial para o processo. A reunião foi solicitada a pedido do Sindicato para tratar da redação do acordo coletivo 2009/2010 do banco, pendente desde o fim da greve, há quase duas semanas.
O Sindicato justificou a necessidade de mudança da data, uma vez que pelos termos da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada com a Fenaban, a qual o BRB se comprometeu a seguir, o início da compensação se dará a partir da data da assinatura do acordo, o que ocorreu no dia 19 último. Como BRB e Sindicato ainda não assinaram o acordo coletivo, os bancários ficam desobrigados de cumprir o comunicado expedido pelo banco.
Também esteve em discussão a aplicação aos funcionários da taxa de 4,6% sobre o uso do cheque especial e a extensão do número de saques para 11 e o de transferências para sete. A reivindicação é que, a exemplo da CCT, a cláusula seja retroativa a 1º de setembro, independentemente do dia da assinatura, mas o banco alega dificuldades técnicas para fazê-lo.
O Sindicato não concorda com a justificativa da instituição, já que é volumoso o montante de recursos destinados ao departamento de informática e ínfimo o número de contas a serem ajustadas, algo em torno de 0,6% do total.
Nova reunião deve acontecer na próxima semana, em data a ser definida.