Banco BRB

30 de Junho de 2009 às 16:34

Sindicato cobra do BRB solução para pendências do novo PCS, que entra em vigor nesta quarta

Compartilhe

Entra em vigor nesta quarta-feira, dia 1º de julho, o novo Plano de Cargos e Salários (PCS) do BRB. Embora contenha importantes avanços, o novo PCS apresenta pendências, cuja solução o Sindicato tem buscado junto ao banco há mais de 30 dias. As duas últimas reuniões com o Degep - na sexta, 26, e nessa segunda, 29, tiveram como principal objetivo resolver esses problemas. O diretor de Administração e Recursos Humanos do BRB, Sérgio Augusto, participou do segundo encontro.

O Sindicato cobrou dos representantes do banco respostas às suas reivindicações para as questões pendentes, a dos gerentes de negócios e a do concurso interno para assistente de negócio. Veja o posicionamento do banco:

Concurso interno para assistente de negócio

O banco disponibilizou na intranet, nesta quinta-feira, dia 2, comunicado aos funcionários em que trata da seleção para os cargos de assistente de negócio. Não foram informados os critérios nem a data de realização das provas, previstas inicialmente para as agências segmentadas, mas o banco mantém a perspectiva de que sejam aplicadas em meados de julho, de forma que, em 1º de agosto, já seja possível que os aprovados estejam trabalhando. Há 41 vagas, e a seleção terá validade de seis meses, sendo que as vagas que forem surgindo nesse período serão ocupadas respeitando-se a ordem de classificação.

Gerente de negócios

Os representantes do Degep afirmaram que não é possível solucionar essa pendência de imediato - o Sindicato reivindica a incorporação de no mínimo 65% do Programa de Participação nos Resultados (PPR) no VR do gerente de negócios 5. O banco, contudo, disse que tem disposição de discutir essa situação na campanha salarial deste ano. Sobre a alocação de vagas de acordo com o porte do PA, o banco estuda uma forma de avaliar o desempenho da equipe como um todo para promover ajustes.

O Sindicato considera insatisfatória a resposta do banco, pois o problema mais grave detectado no PCS, o caso dos gerentes, fica sem solução, justamente no segmento responsável pela captação de negócios, motor de qualquer instituição financeira.

“É contraditório o banco enfatizar a necessidade de alavancar negócios quando, além de carência de produtos e de instrumental insuficiente, desestimula os próprios profissionais com esse tipo de atitude”, afirma o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno.

PLR

O Sindicato discutiu ainda o formato da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para o segundo semestre de 2009, cujos parâmetros iniciais são a distribuição de 13% do lucro líquido do banco - 40% de forma linear e 60% vinculados a metas. Sobre a parte variável da PLR, o Sindicato apresentou novas reivindicações, para as quais agora aguarda resposta. Após uma posição do BRB, o Sindicato convocará uma assembleia específica para discutir com os bancários o assunto.

Atualizada às 12h41 de 02/07/09.  

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa