O Sindicato se reúne na próxima segunda-feira (6) com a Comissão de Negociação do BRB para discutir pontos sobre a seleção para gerentes de negócio.
Na avaliação do Sindicato, os critérios para o processo seletivo, conforme regulamento divulgado pelo banco, são bastante restritivos, o que atenta contra o princípio de democracia e de meritocracia, segundo o qual o acesso a seleções tem de ser livre e a classificação, em consonância com a capacidade demonstrada individualmente.
Entre as alterações que o Sindicato defende estão a flexibilização da premissa que garante a inscrição somente para quem substituiu gerente de negócio, permitindo-se assim a livre inscrição; a alteração dos critérios de atribuição de pontos, designando pontuação exclusiva relacionada à atuação na área negocial; e a consideração de substituição na função de gerente geral, entre outras.
“Qualquer processo seletivo deve ser abrangente e democrático. A classificação deve vir do mérito demonstrado pelos participantes. Este é o princípio da meritocracia”, defende Cristiano Severo, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Para Cida Sousa, diretora do Sindicato e funcionária do BRB, “o Sindicato espera que uma solução definitiva sobre encarreiramento no BRB venha com um PCS (Plano de Cargos e Salários) que contemple situações dessa natureza, evitando-se assim celeumas desnecessárias sobre processos seletivos”.
“O Sindicato espera sensibilidade do banco no tratamento dessa questão específica sobre seleção para gerentes de negócios. Porém, aguarda solução definitiva sobre encarreiramento no PCS, que tem demorado muito, frustrando o anseio do conjunto dos funcionários”, arremata Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados