Em audiência nesta segunda-feira 1º de junho, o Sindicato, representado pelos diretores André Nepomuceno e Antonio Eustáquio, entregaram ao diretor de Administração do BRB, Sérgio Augusto, oficio cobrando uma solução do banco para a pendência relacionada aos gerentes de negócios no novo Plano de Cargos e Salários (PCS).
Na proposta apresentada pelo BRB, que entra em vigor dia 1º de julho, há a previsão de criação de cinco níveis para o cargo de gerente de negócios, de acordo com o PA onde estiver lotado. Ocorre que este ano houve rodízio determinado pelo banco, o que gerou transferência de gerentes de negócios entre PAs de níveis diferentes.
Outro aspecto a ser observado é que uma das premissas do novo PCS é a incorporação de 65% do PPR (Programa de Participação nos Resultados) no VR. No caso de gerentes de negócios, esse percentual só foi aplicado ao gerente de negócios 1 – os demais, de 2 a 5, sofrem uma perda.
O Sindicato reivindica que o percentual de 65% do PPR seja aplicado ao gerente de negócios 5, respeitando-se o princípio dos 65% e, a partir daí, se eleve gradativamente até o nível 1. Cobra também um critério mais justo e transparente para a lotação desse segmento, de acordo com o porte da agência.
Sérgio Augusto informou que analisará a reivindicação e dará uma resposta ao Sindicato posteriormente. “O princípio do novo PCS de incorporação dos 65% ao VR deve ser respeitado, e justamente para o segmento sobre o qual recai maior responsabilidade em captação de negócio o banco propõe essa forma injusta. É preciso corrigir isso”, salienta o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno.
Veja abaixo fac-símile do ofício.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados