O Sindicato visitou a agência do Banco do Brasil de São Sebastião na sexta-feira 19 e constatou a sobrecarga de trabalho entre os bancários da unidade.
A região administrativa de São Sebastião tem uma população de aproximadamente 100 mil habitantes e a agência do Banco do Brasil que atende essa demanda tem dotação insuficiente. Além dos moradores da cidade, a agência também atende clientes e usuários das redondezas, como os que vêm do Jardim Mangueiral, bairro em fase final de construção. O movimento sindical luta para o aumento de dotação de funcionários da agência.
“Nós detectamos o problema da dotação e cobramos do banco uma solução para o problema. Essa situação tem ocorrido em algumas agências no DF e no resto do Brasil. A agência funciona com apenas dois caixas, não tem supervisor de atendimento nem assistentes de negócio. Em consequência disso, o local fica super lotado e os funcionários sobrecarregados”, ressalta o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon.
A visita à agência de São Sebastião abriu um novo ciclo de reuniões realizadas pelo Sindicato. Na ocasião, diretores da entidade conversaram com os bancários sobre as conquistas e desafios da Campanha Nacional 2012. Itens como aumento real, pontuação de mérito para os caixas, remoção automática e a discussão de critérios para descomissionamento na mesa de negociação com o BB foram destacados durante o encontro.
Cumprimento das normas
O Sindicato alertou os bancários a cumprirem os normativos referentes aos procedimentos bancários. O diretor do Sindicato Wadson Boaventura lembrou que atos em desacordo com as regras do banco podem gerar problemas aos trabalhadores.
“Não pratiquem nenhum procedimento que esteja fora da norma, mesmo que se sintam coagidos ou ameaçados. Se alguma situação desse tipo ocorrer, o bancário pode e deve denunciar ao Sindicato”, afirma Wadson.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados