A ampliação da licença-paternidade para 20 dias é uma conquista da Campanha Nacional 2016 e está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. No dia 27 de janeiro, a Fenaban enviou comunicado às instituições financeiras informando que o benefício já está valendo e orientando as empresas a adotarem o novo período. Porém, a Caixa não está respeitando esse direito dos trabalhadores, com a alegação de que está aguardando o benefício fiscal.
Devido a esse procedimento, evidenciado pelo recebimento de denúncias dos empregados da Caixa sobre a negação do benefício por parte da empresa, o Sindicato encaminhou ofício ao banco, nesta quinta-feira (2), solicitando agendamento de reunião para tratar do assunto.
“Esperamos que a Caixa se digne a receber os representantes dos trabalhadores para solucionar esta questão, uma vez que é a única instituição financeira que não está cumprindo a CCT”, ressalta Wandeir Severo, que representa a Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.
Wandeir, que também é diretor do Sindicato, lembra, por exemplo, que o benefício foi concedido aos bancários do BRB no ano passado.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados