Banco BRB

17 de Outubro de 2007 às 12:35

Sindicato aguarda nova audiência com Arruda para discutir situação do BRB

Compartilhe

Após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, realizada no dia 3 e que contou com a intermediação da deputada distrital e bancária Erika Kokay (PT), o Sindicato aguarda ainda para esta semana nova audiência com o governador José Roberto Arruda (DEM) para voltar a discutir a futuro do banco diante do interesse manifestado pelo Banco do Brasil de incorporar o BRB.

No encontro no Ministério da Fazenda, Machado reiterou a posição do governo federal de que o BB possui autonomia para levar adiante a intenção de incorporar o BRB. Sobre a decisão de privatização, afirmou que ela é de competência exclusiva do GDF.

A solicitação de novo encontro com o governador, que afirmou que faria amplo debate sobre o tema, antes de qualquer decisão final, faz parte das várias frentes de atuação do Sindicato na campanha em de-fesa da manutenção do BRB como agente de desenvolvimento socioeconômico do DF e pela manutenção dos direitos e do emprego dos funcionários. A campanha conta com o apoio da bancada do PT na Câmara Legislativa, que vem trabalhando incessantemente como interlocutor no processo, tanto junto ao governo local quanto junto ao BB.

Atuação parlamentar

Os deputados petistas já se reuniram com os vice-presidentes do Banco do Brasil Aldo Luís Mendes (Finanças e Mercado) e Adézio de Almeida Lima (Crédito e Risco), em audiência no dia 26 de setembro, para discutir o assunto e ter da direção a garantia de que, levada a efeito a incorporação do BRB, manterá a estrutura que contempla o desenvolvimento regional, além das condições trabalhistas dos funcionários, em particular o emprego. Os deputados tiveram dos vice-presidentes a posição de que é real o interesse do BB no negócio assim como o compromisso de diálogo e uma postura de empresa pública com funcionários de carreira. 

Os parlamentares também divulgaram uma nota na qual prestam solidariedade aos funcionários da instituição financeira “nesse momento de incertezas vivido pela categoria diante da possibilidade de venda da instituição como anunciou o governo local (GDF)”. Veja aqui a íntegra da nota.

Após o encontro com Arruda, o Sindicato realizará um café-da-manhã para o qual serão convidados todos os deputados distritais, sem exceção, com o objetivo de construir uma composição em torno da campanha de defesa dos interesses dos bancários. “O Sindicato considera que a venda do BRB é uma questão que passa necessariamente por uma discussão na Câmara Legislativa e pela sociedade brasiliense. Daqui para frente é importante intensificar a presença dos funcionários em todas as formas do debate, condição imprescindível para obter o convencimento de todos os deputados”, afirma Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do banco. No encontro, o Sindicato fará a entrega aos deputados de um documento de defesa e avaliação da situação do BRB.

Na esteira da audiência realizada em 21 de setembro, por iniciativa do deputado Roney Nemer (PMDB), e que contou com expressiva presença e qualidade dos debatedores, ficou patente para todos a posição e o compromisso contrários à privatização do banco e a defesa dos bancários do BRB. Mais uma das conseqüências desse consenso é a moção proposta pelo mesmo parlamentar e até agora assinada por 13 deputados, cujo texto segue, na íntegra, aqui.

“O Sindicato, além das ações que já tomou, promoverá, apoiará e divulgará todas as iniciativas semelhantes que contemplem o mesmo sentido de preservar o caráter público da instituição contra a hipótese inadmissível da privatização, bem como tecer uma malha de proteção ao futuro dos seus funcionários”, lembra André Nepomuceno.  

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa