Banco do Brasil

11 de Dezembro de 2025 às 09:24

Sindicato aciona o TCU contra a manobra do BB que amplia jornada de Assessores

Compartilhe

O Sindicato protocolou denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) para expor graves irregularidades praticada pela diretoria do BB ao tentar ampliar a jornada de 6 para 8 horas dos assessores das Unidades Estratégicas sem mudança de atribuições, sem estudos técnicos e sem qualquer justificativa que atenda aos princípios da administração pública.

O BB está conduzindo uma reestruturação apresentada como modernização, mas que na prática representa ataque ao direito à jornada especial de trabalho de milhares de trabalhadores. Empregados são pressionados veladamente a concorrer e aderir “voluntariamente” à jornada de 8 horas sob o risco de se tornarem excedentes e perderem função num ambiente de coação estrutural criado pelos atuais gestores dentro das diretorias.

A denúncia demonstra que a gestão atual do BB, uma empresa pública sujeita à fiscalização do TCU e à Lei das Estatais, não apresentou qualquer estudo prévio sério que dimensione impactos financeiros, riscos jurídicos, mudanças operacionais ou projeções de contingência. Não há parecer, nota técnica, matriz de risco, impacto orçamentário nem avaliação de sustentabilidade. Todo o processo está sendo feito sem planejamento, sem transparência e à revelia das normas que regem a administração pública.

O efeito econômico é direto e intencional. Ao ampliar duas horas diárias a jornada dos técnicos sem pagar como horas extras e eliminando do cálculo reflexos em férias, décimo terceiro, FGTS e DSR vai gerar um passivo trabalhista que será pago quando essa administração não estiver no banco. O Efeito de eficiência é ainda pior pois trata-se de redução artificial de custo sem qualquer ganho de produtividade ou melhoria organizacional efetiva.

Ao ignorar todos esses riscos e não o registrar em suas projeções internas, o Conselho Diretor do BB incorre em potencial irregularidade grave de gestão, configurando violação aos princípios de planejamento, eficiência e responsabilidade fiscal.

A denúncia protocolada no TCU é parte de uma estratégia ampla de defesa da categoria e de enfrentamento institucional a medidas arbitrárias. O Sindicato continuará defendendo o direito dos trabalhadores dentro e fora das unidades, no campo político, administrativo e judicial.

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa