Estão abertas as inscrições para o processo eleitoral que escolherá os novos delegados sindicais de base do Banco do Brasil, da Caixa e do BRB.
Podem se candidatar os bancários e as bancárias que estejam em pleno exercício de suas funções e sejam filiados ao Sindicato há, pelo menos, seis meses, com a filiação completada até 20 de agosto de 2025.
As eleições visam preencher vagas em agências e prédios com lotações administrativas. O processo será conduzido inteiramente de forma remota, desde as inscrições até a votação, reforçando a modernização e acessibilidade da representação sindical.
> Para se inscrever, clique aqui
O mandato, com duração de um ano, terá início após a comunicação oficial do resultado aos bancos.
Elo entre o Sindicato e os trabalhadores, o delegado sindical é um representante da categoria imprescindível para a organização nos locais de trabalho. Entre suas atribuições estão a de encaminhar ao Sindicato e aos gestores as reivindicações dos empregados e representar a entidade sindical junto aos colegas da unidade (e vice-versa).
Calendário
Confira o calendário detalhado com todas as etapas do pleito:
Após o encerramento das inscrições, o Sindicato analisará individualmente cada registro para verificar o cumprimento dos critérios de filiação. As candidaturas validadas serão comunicadas aos candidatos e às respectivas instituições bancárias.
A homologação final dos eleitos está condicionada à observância da proporcionalidade mínima de empregados por agência ou lotação, conforme estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de cada banco. Caberá às próprias instituições bancárias, e não ao Sindicato, validar essa proporcionalidade. O Sindicato se limitará a encaminhar os resultados individuais, em ordem decrescente de votos recebidos, e aguardar o retorno oficial dos bancos.
Confira o edital:
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas