
Em conjunto com as atividades da Comissão Nacional da Verdade programadas para acontecer no Congresso Nacional, o Sindicato está organizando uma exposição sobre o período de repressão no Brasil, que ficará em cartaz na sede da instituição (EQS 314/315 – Asa Sul) entre os dias 8 e 13 de dezembro.
A mostra “A ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985 – A verdade da repressão. A memória da resistência” reúne documentos, parte do arquivo do Sindicato, referentes aos acontecimentos da época. “É uma oportunidade dos cidadãos resgatarem informações de um passado sombrio da história brasileira”, resume o presidente, Eduardo Araújo, lembrando que o Sindicato instalou uma Comissão da Verdade na entidade que está resgatando a memória de bancários que foram vítimas dos militares.
No Congresso Nacional, as atividades serão realizadas no dia 11 de dezembro. Das 9 às 12h, na Comissão Direitos Humanos do Senado, haverá uma audiência pública sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade; das 12h às 13h, no hall da Taquigrafia da Câmara, será a vez do ato político AI-5 nunca mais, e das 14h às 18h, no Plenário 9 do Anexo II da Câmara, acontecerá o Fórum Legislativo Nacional de Direitos Humanos: pelo direito à memória, à verdade e à justiça. O Sindicato participará de todos os eventos.
Serviço
“A ditadura militar no Brasil 1964 a 1985 – A verdade da repressão. A memória da resistência”
Datas: de 8 a 13 de dezembro
Hora: das 9 às 19h
Local: Sindicato dos Bancários (EQS 314/315 – Asa Sul)
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados