Notícias

22 de Agosto de 2016 às 14:58

Seminário nesta quarta (24) mobiliza sindicatos para combater retrocessos e golpismo

Compartilhe

Nos dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira) acontece o seminário “Cenários para as Relações de Trabalho no Brasil” promovido pela Secretaria de Relações de Trabalho da CUT. O encontro será realizado no Auditório Adelino Cassis, da CUT Brasília (no Conic) a partir das 10h.

De acordo com a secretária de Relações de Trabalho da CUT, Graça Costa,  o objetivo do encontro é realizar um debate com os dirigentes e militantes sindicais sobre as ameaças do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

“Discutiremos diversas estratégias de combate aos ataques à classe trabalhadora, feitos pelo interino Michel Temer e seus aliados no Congresso Nacional . É necessário que a maior Central de Trabalhadores do Brasil discuta e crie medidas para realizar esse enfrentamento”, afirma.

Segundo a dirigente, apesar de aberto à população, o encontro é especialmente voltado para os secretários de Relações de Trabalho dos sindicatos, federações e confederações filiados à CUT. O intuito é formar politicamente cada dirigente sindical, instrumentalizando-os para promover o debate e a mobilização das bases em cada estado.

“Com o seminário, os secretários estarão qualificados para repassar o conhecimento adquirido em suas bases, subsidiando e conscientizando a militância sindical. Desta forma, os trabalhadores terão condições de lutar contra retrocessos. Por isso é importante a participação de todos”, explica.

No seminário serão apresentados aos trabalhadores, os projetos que tramitam no Congresso e representam retrocessos para toda a classe trabalhadora. Entre essas ameaças, por exemplo, está o PLC 30 (PL 4330 na Câmara),  sobre precarização do trabalho, que tramita no Senado. O projeto prevê a subcontratação indiscriminada dos serviços, gerando a extinção de direitos e condições de trabalho.

Além deste, serão tratados os danos da PEC 241/16 que limita gastos públicos federais por 20 anos e acaba com a atual vinculação de receitas para gastos com saúde pública e educação, previstas na Constituição.

Também o Projeto de Lei 4567/16, que visa tirar da Petrobras a função de operadora única do Pré-Sal, abrindo as portas para a entrega das reservas energéticas estratégicas do Brasil ao capital estrangeiro.

Na quarta-feira (24), no período da manhã, será realizada uma análise de conjuntura com foco na atual perda de direitos. À tarde, acontece o diálogo entre trabalhadores e parlamentares.

Já na quinta-feira (25), será realizada uma mesa de debates  para falar sobre as necessidades de cada base. Os secretário de Relações do Trabalho dos sindicatos terão um tempo para manifestar suas opiniões.

As inscrições para dirigentes de outros estados já foram encerradas, mas quem é Brasília ou se encontra na capital federal e quiser participar, deverá solicitar a inscrição na Secretaria de Relações de Trabalho da CUT pelo email str@cut.org.br.

Veja o convite da Secretaria de Relaçõe do Trabalho:

Companheiros e companheiras,

Diante do golpe e do acirramento da crise econômica, as propostas de “redução dos custos” do trabalho passaram a pressionar ainda mais a agenda política. Na Agenda Legislativa multiplicam-se projetos de lei visando a flexibilização dos direitos trabalhistas. Ressurge com força o velho e gasto discurso empresarial de reduzir o custo do trabalho para impedir o desemprego, ou seja, cortar direitos. A CNI apresentou uma lista com mais de uma centena de prioridades e muitas delas relativas à flexibilização trabalhista. 

O movimento sindical tem lutado bravamente pela defesa da democracia e resistido ao desmonte da legislação trabalhista. Além da mobilização de suas bases, a CUT tem atuado na construção de alianças com entidades sociais e parlamentares comprometidos com osdireitos dos trabalhadores. A mobilização deve ser nacional e é fundamental que dirigentes das Estaduais da CUT e das Confederações possam ter acesso a todas as informações e debater uma estratégia nacional de atuação.

Com esse objetivo, a Secretaria de Relações de Trabalho da CUT está organizando um seminário sobre os “Cenários para as Relações de Trabalho no Brasil”, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert-FES, que acontecerá no dia 24 de agosto, no auditório da CUT Brasilia.   

Contamos com a presença de todos/as

Saudações CUTistas,

Graça Costa                                              Pedro Armengol

Secretária de Relações de Trabalho         Secretário Adjunto de Relações de Trabalho

Fonte: CUT Brasília

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa