Com 5.678 votos, o candidato apoiado pelo Sindicato, Rafael Matos, foi o mais votado na eleição para a escolha do representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), realizada entre 3 e 7 de junho. Em segundo lugar ficou Ronaldo Zeni, com 2.776 votos.
Como ninguém obteve a maioria dos votos válidos, ambos disputarão o segundo turno, que ocorre de 24 a 28 de junho. Têm direito a voto todos os 120 mil funcionários em atividade no BB. Deste total, 77 mil votaram. Os votos válidos foram pouco mais de 38 mil.
O Sindicato apoia o nome de Rafael Matos, ex-diretor do Sindicato de São Paulo por dois mandatos e bancário do BB há 13 anos. Graduado em História pela USP e especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp, Rafael Matos também fez MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP e em Gestão de Previdência Complementar pelo Instituto Ideias em parceria com a Universidade Federal Fluminense. Participou do movimento estudantil.
Os bancários votam via Sisbb, pelo número de matrícula funcional do candidato. A matrícula de Rafael Matos é F8369846.
“Rafael Matos é um candidato que representa os trabalhadores do Brasil, tem apoio da maioria dos sindicatos e tem histórico de atuação em defesa dos bancários do BB. Os trabalhadores, que conquistaram a representação no Conselho de Administração do BB, precisam agora eleger um candidato que atue em favor dos seus interesses”, ressalta Wescly Queiroz, diretor da Fetec-CN/CUT.
Da Redação