
Nesta terça-feira (17), em Brasília, acontece a segunda reunião temática do fórum paritário, integrado por representantes dos empregados e da Caixa Econômica Federal. Estarão em pauta as condições de trabalho. Essas discussões representam um desdobramento da campanha salarial 2013.
A diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Fabiana Uehara, explica que "serão debatidas a estrutura física e o suporte operacional das unidades, seja no atendimento de clientes ou demanda interna, na questão de segurança ou no número de empregados, entre outros pontos".
A estimativa é de que esse fórum funcione até o mês de março de 2014. Nesta segunda-feira (16), em comunicado aos representantes dos empregados, a Caixa informou que ainda não foi feita alteração no sistema de ponto para garantir que os caixas não continuem em serviço após o cumprimento de sua jornada.
Esse assunto, aliás, esteve em debate na primeira reunião do fórum paritário sobre condições de trabalho, ocorrida em 27 de novembro. Nessa ocasião, os dirigentes sindicais cobraram solução do banco para o problema, deixando claro que “os empregados na função de caixa querem a volta do “reloginho” no sistema como forma de checar sua jornada”. Foi dito ainda que, por conta do sistema Sisag, o login único não interrompe as operações dos empregados quando a jornada de trabalho termina. A orientação, portanto, é para que os caixas assinalem corretamente sua jornada.
Ainda na reunião de 27 de novembro, os representantes dos empregados cobraram da direção da empresa mais investimentos para o setor de logística (Gilog) e de pessoas (Gipes), com a ampliação do quadro de empregados. Cabe à Gilog, por exemplo, cuidar da manutenção de toda a rede, do mobiliário ao ar-condicionado, e ainda preparar a instalação de novas agências.
PSIC