Na madrugada de quinta-feira (8), um caixa eletrônico da agência do Santander da Comercial Norte, localizada na região administrativa de Taguatinga, foi arrombado com a utilização de um maçarico.
Para aumentar a segurança nas agências bancárias e proteger a vida dos bancários, dos vigilantes e dos clientes e usuários, o Sindicato exige dos bancos a instalação das portas giratórias com detector de metais e outros mecanismos.
De acordo com a Polícia Civil, suspeitos invadiram a agência por volta das 4h, e arrombaram um caixa eletrônico com a utilização de um maçarico.
Para não chamar a atenção de pessoas na rua durante a ação, os ladrões cobriram o vidro da agência com um pano preto. A polícia estima que eles levaram R$ 70 mil. A 12ª DP investiga o crime.
A agência ficou fechada na quinta-feira durante a perícia da Polícia Civil. O diretor da diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e bancário do Santander Jorge Kotani esteve na agência para conversar com os bancários.
“O banco precisa investir em mais segurança. Foram inúmeros problemas em apenas uma semana nas agências do DF. Isso mostra o quanto as agências estão vulneráveis e os próprios bancários e clientes estão expostos à ação de bandidos. As instituições financeiras precisam investir, urgentemente, em mais mecanismos de segurança e vigilância contínua. Além de não investir em segurança, o banco ainda liga para os funcionários irem até a agência após o assalto. Um absurdo", afirmou o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito dos Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Jorge Kotani, que também é bancário do Santander.
Insegurança nos bancos
O caso do arrombamento na agência do Santander de Taguatinga foi o terceiro da semana. Na terça-feira (6), a falta de segurança na unidade na agência dos Correios de Taguatinga Centro (DF), onde são feitos serviços do Banco Postal, acabou com a morte do sargento reformado do Corpo de Bombeiros Francisco Antônio de Sousa Barros, 56 anos, durante o assalto no local. No lugar, não há vigilância armada, nem porta giratória com detector de metais. Dois assaltantes conseguiram fugir com aproximadamente R$ 3 mil e alguns celulares.
No mesmo dia, outro incidente ocorreu com a explosão de um caixa eletrônico no Shopping Pier 21. Três homens armados renderam os vigilantes do shopping e explodiram um caixa eletrônico. Segundo a Polícia Militar, os bandidos acabaram fugindo sem levar nada porque a explosão não chegou a atingir o cofre do equipamento.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília, com informações do G1
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas