Sem qualquer consulta aos sindicatos – representantes legítimos dos bancários – o banco Safra elevou, em junho, o valor da contribuição que cabe aos trabalhadores no plano de saúde. Obviamente, o aumento da co-participação nos procedimentos médicos e hospitalares reduziu os salários dos bancários.
“Os trabalhadores deveriam ter sido ouvidos sobre essa mudança. Já procuramos a direção do banco em Brasília e em São Paulo, porém, ainda não tivemos nenhum retorno”, informa José Avelino, diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN).
Além do Sindicato e da Fetec/CN, os próprios bancários já procuraram a direção do Safra para saber mais detalhes no que diz respeito ao aumento da co-participação no plano de saúde e também não tiveram retorno. O Sindicato vai entrar em contato novamente com o banco para buscar explicações sobre a decisão arbitrária. “Caso o Safra insista em não nos receber, vamos buscar nossos direitos na Justiça”, avisa Avelino, ao comentar que o banco sequer enviou cópia do novo contrato do plano de saúde.
Da Redação do Seeb Brasília