

Ampliar a discussão sobre questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores do setor financeiro é um dos objetivos do I Seminário “O Preço da Saúde Mental no Trabalho Bancário”, que será realizado pelo Sindicato, no Plenário 12 da Câmara, nesta quinta-feira (4), a partir das 10h.
Além de proporcionar um amplo debate sobre as questões atuais relacionadas à saúde dos bancários, com elevado número de registros no INSS, o seminário traz reflexões sobre a organização do trabalho e os atuais modelos de gestão. O aumento no número de casos de adoecimento mental aponta não só para fatores individuais, mas para um fenômeno social ligado ao trabalho.
Segundo especialistas, há três situações instigantes que merecem ser debatidas: o assédio moral como patologia da organização do trabalho, o sofrimento ético e a indignidade como frutos desse modelo. Os desdobramentos desse debate serão encaminhados para discussão no âmbito parlamentar, visando à melhoria da qualidade de vida dos bancários.
A professora Ana Magnólia Mendes e a pesquisadora Fernanda Duarte, do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da UnB, falarão sobre organização e sofrimento ético no trabalho. Assédio, suicídio e políticas públicas serão os temas levantados pelo professor Álvaro Roberto Crespo Merlo, da Faculdade de Medicina (Famed).
Durante o evento, o Sindicato irá lançar a cartilha “Você não está sozinho! Cuidando da saúde mental do bancário”, que traz resultados da Clínica do Trabalho, atividade desenvolvida juntos aos bancários do Distrito Federal, desde 2013, por pesquisadores do Laboratório de Psicodinâmica da UnB.
O seminário é uma parceria entre o Sindicato e a Comissão de Trabalho da Câmara, com especial contribuição da deputada Erika Kokay. Também participam do evento representantes das Secretarias de Saúde do Sindicato e da Fetec-CUT/CN, Mônica Dieb e Conceição Costa, respectivamente.
Programação
10h – Abertura – Representantes parlamentares e dos trabalhadores (CUT, Contraf, Fetec e SEEBB)
10h30 – Organização do Trabalho Bancário, Sofrimento Ético e (in)dignidade Profa. Dra. Ana Magnólia Mendes, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Universidade de Brasília; Pesquisadora Fernanda Sousa Duarte, Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e GEPSAT-Grupo de Estudos e Práticas em Clínica, Trabalho e Saúde.
12h30 – Almoço
14h30 – Trabalho Bancário, Assédio, Suicídio e Políticas Públicas
Prof. Dr. Álvaro Roberto Crespo Merlo, Faculdade de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Debatedoras: Conceição Costa, Secretaria de Saúde, Fetec;
Maria Mônica Holanda Oliveira, Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, Sindicato dos Bancários de Brasília
16h30 – Mesa de encerramento – Diretores do SEEBB
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados