
Agência Gama Centro
É alto o índice de trabalhadores que vêm sofrendo sanções administrativas e sendo demitidos no Banco do Brasil. Em investigação nos locais de trabalho, o Sindicato está detectando que, pressionados por metas inatingíveis, falta de condições para o cumprimento e pelo desconhecimento das normas, vários bancários estão sendo alvos de inquéritos administrativos após alguma prática que contraria os normativos.
Em reunião nas agências Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dia 29 de abril, e no Gama Centro, nesta quarta-feira 4 de maio, o Sindicato alertou que as normas devem sempre ser cumpridas, independente da pressão sofrida. A orientação é que, caso haja algum pedido por parte de superiores hierárquicos que extrapole a norma, os bancários devem se reportar a eles através de nota técnica, deixando registrado no sistema da empresa o episódio.

Agência Ministério do Trabalho e Emprego
"O INC, se bem observado, protege o trabalhador de abusos. Ninguém deve descumpri-lo sob hipótese nenhuma. O cumprimento de metas a partir da burla das normas só mascara um problema maior, e a bomba um dia estoura no colo do trabalhador", adverte Jeferson Meira, diretor do Sindicato.
O Sindicato vê com preocupação algumas mudanças anunciadas em recente encontro de administradores, principalmente aquela que institui a remuneração variável para os gerentes de agência. "Vamos acompanhar de perto com o intuito de evitar o aumento dos casos de assédio moral", afirma Wadson Boaventura, diretor do Sindicato. "Sabemos que os gerentes de agência sofrem assédio pesado com as metas impostas em suas costas, e, por isso, algumas medidas que trazem autonomia para o seu trabalho são bem-vindas”.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados