Delegados sindicais do Banco do Brasil se reuniram na sede do Sindicato na sexta 23 para preparar as estratégias de mobilização da Campanha Nacional dos Bancários nos próximos dias. Na última quinta-feira, bancários de praticamente todas as cidades do Brasil aprovaram o indicativo de greve, inclusive os de Brasília, que votaram por unanimidade o indicativo de greve a partir do dia 27.
Vários itens específicos importantes para os bancários foram discutidos durante a reunião. Os tópicos em destaque para os funcionários de Brasília são:
“Só a mobilização forte vai tirar os ‘nãos’ da boca dos patrões. Temos que nos unir porque o banco já ameaçou até retirar direitos afirmando em negociação que não tem interesse de renovar a cláusula do último acordo que coloca alguns critérios para que haja os descomissionamentos”, afirma Rafael Zanon, secretário de Assunto Jurídicos do Sindicato e representante da Fetec-CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB).
Os delegados se mostraram empenhados em buscar as reivindicações que integram a pauta de reivindicações e entrar na greve, se for necessário. “Nós lembramos que consquistamos ganhos reais desde 2005 e melhorias nas cláusulas sociais e este ano não pode ser diferente diante do lucro dos bancos”, garante Wadson Boaventura, diretor do Sindicato.
Canal de denúncias
O Sindicato também disponibilizou um novo canal de denúncias para os bancários com o objetivo de coibir ameaças de gestores que tentam impedir o movimento dos trabalhadores e outras práticas de assédio. Funcionários de todos os bancos, públicos e privados, podem acessar um link na página principal do site dos bancários e registrar, de forma anônima, sua reclamação, seja de abuso seja de perseguição.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados