Banco Bradesco

19 de Maio de 2010 às 08:42

Retomada negociação com Bradesco, com cobrança de auxílio-educação e PCCS

Compartilhe

Os Sindicatos e a Contraf-CUT retomaram na terça-feira (18), em São Paulo, o processo de negociações com o Bradesco. Os representantes dos trabalhadores voltaram a cobrar do banco a implantação de um programa de auxílio-educação e de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que integram a pauta de reivindicações encaminhada ainda no ano passado.

O Bradesco, mesmo tendo um lucro R$ 2,1 bilhões no primeiro trimestre, mandou seus representantes sem uma proposta. “Apesar de cobrar nível superior de seus funcionários, o banco negou-se novamente a discutir a criação de um programa de auxílio-educação. A empresa afirmou não concordar com programas de concessão de bolsas. "É uma política conservadora que desvaloriza aqueles que ficam sobrecarregados e adoecem para atender as metas inatingíveis estabelecidas. Enquanto isso, dá incentivos apenas para o alto escalão, pagando cursos de MBA e pós-graduação", diz Marcio Teixeira, diretor do Sindicato.

O banco também se recusou a discutir o PCCS e afirmou que já possui uma política de carreira fechada, em que os funcionários sobem gradualmente de acordo com o tempo de casa. Não é isso que se vê na prática do banco. Os critérios para as promoções não são claros para os trabalhadores. “A pesquisa da Contraf-CUT e do Dieese sobre o emprego bancário mostra que as empresas vêm demitindo funcionários com mais tempo de casa. Isso demonstra que é falácia a política de carreira que o banco diz ter", afirma José Avelino, diretor da Fetec Centro-Norte.

Os dirigentes sindicais deixaram claro para o banco que pretendem retomar esses itens futuramente. "Vamos lançar uma nova campanha de valorização dos trabalhadores para discutir essas e outras questões e mobilizar os bancários", afirma Elaine Cútis, diretora da Contraf-CUT. Uma nova reunião será marcada em breve.

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa