A retomada das atividades parlamentares na Câmara e no Senado, nesta terça-feira (3), foi marcada por protestos dos trabalhadores do serviço público na Esplanada dos Ministérios, ao longo do dia, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, de 2020, da Reforma Administrativa. O ato impulsiona a mobilização e a construção da greve dos servidores públicos de todo o país convocada pelas centrais sindicais e sindicatos para o dia 18 de agosto.
A manifestação desta terça-feira começou já no início da manhã com a chegada de servidores públicos de diversas partes do país à Esplanada dos Ministérios. Ao meio-dia, os trabalhadores se concentraram no pátio do Museu Nacional e, às 14h, saíram em passeata em direção ao Congresso Nacional para protestar contra o desmonte dos serviços públicos contido na PEC 32.
“A pressão sobre os parlamentares, como essa de hoje em Brasília, está sendo realizada também nas bases dos deputados e senadores, por todo o país, envolvendo servidores federais, estaduais e municipais, professores, trabalhadores de estatais e de bancos públicos, como nós do BRB e os companheiros do Banco do Brasil e da Caixa, com respaldo da CUT e de todas as demais centrais sindicais. O objetivo é mobilizar toda a classe trabalhadora e também a sociedade. O dia 18 de agosto será de greve e protestos dos servidores públicos, com as demais categorias se somando à luta contra a PEC 32, em defesa do emprego, do auxílio emergencial, contra as privatizações e contra a carestia e a fome”, diz o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa.
Retrocesso da PEC 32
Fora Bolsonaro
No dia 18 de agosto, movimentos sociais que integram a Frente Fora Bolsonaro farão atos em apoio à mobilização, exigindo o fim do governo de Bolsonaro.
E no dia em que se celebra a independência do Brasil, 7 de setembro, quando os movimentos sociais, tradicionalmente, promovem o Grito do Excluídos, será realizado novo ato #ForaBolsonaro.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas