Banco BRB

14 de Abril de 2008 às 20:23

Resultado da Regius fica abaixo da média do mercado

Compartilhe

A Regius, fundo de pensão dos funcionários do BRB, encerrou 2007 com superávit de aproximadamente R$ 109 milhões, que embora seja um valor razoável está abaixo da reserva contingencial prevista na legislação, o que hoje equivale a R$ 120 milhões. O plano 1 (benefício definido) teve rentabilidade no exercício de 17,61%, enquanto o plano 3 (contribuição variável) apresentou rentabilidade de 18,14%. Embora o resultado tenha sido positivo, os números da Regius estão abaixo da média do mercado, que avançou aproximadamente 26% no ano passado, segundo informações da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

É importante ressaltar que a superação da meta atuarial, conforme regulamento dos planos de benefício se dá muito em função da estabilização inflacionária em índices muito baixos, o que reduz esta meta atuarial.

“O fraco desempenho apresentado pela Regius no ano passado significa que algo está errado na gestão do fundo de pensão. Nós, conselheiros eleitos, funcionários do banco e o Sindicato, estamos atentos para os números da Regius”, afirma Vanderlei Batista Barbosa, conselheiro fiscal eleito da Regius e funcionário do BRB.

Divulgação de resultados

A exemplo da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e da Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica, o Sindicato exige que a diretoria da Regius faça uma prestação de contas para todos os participantes. Atualmente, o fundo de pensão tem realizado divulgação de seus resultados de forma segmentada.

Para esta divulgação, proposta pelo Sindicato, o mesmo disponibiliza o seu Teatro, que certamente acomodará confortavelmente todos aqueles que queiram debater este assunto. O Sindicato se compromete ainda em convocar os participantes bem como disponibilizar o instrumental necessário para a exposição.

“Entendemos que a prestação de contas de agência em agência e para os aposentados, realizada em dias e locais diferentes, é prejudicial ao conjunto dos participantes. A divulgação tem que ser realizada ao mesmo tempo para todos os associados”, critica Vanderlei Batista. “A Previ e a Funcef, fundos de pensão do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, incorporaram à sua governança a prática de fazer esta prestação de contas nas entidades sindicais. A Regius, seguindo princípio de transparência e boa governança, deve adotar o mesmo procedimento”, completa Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa