Banco do Brasil

11 de Fevereiro de 2011 às 19:08

Reestruturações no BB afetam bancários. Veja orientações do Sindicato

Compartilhe

Várias diretorias do Banco do Brasil vêm passando por reestruturações no último período. Muitas vezes, as mudanças trazem transtornos e dúvidas para os trabalhadores do banco. Algumas diretorias foram deslocadas para outras cidades, como a Dicom, Difin e a Diseg. Partes da Dicar e da Coger também foram remanejadas. A Gerat teve seu setor de serviços operacionais absorvido pela CSO. A agência Corporate, vinculada à Dicom, também está em processo de migração para São Paulo.

As principais inseguranças dos bancários quanto ao processo de reestruturação dizem respeito à remuneração e mudanças de cidade. O Sindicato está acompanhando o desenrolar de todos esses processos e mantém um canal de diálogo aberto com a direção da empresa, no intuito de evitar perdas para os trabalhadores envolvidos.

Conheça seus direitos e conte com o Sindicato

Os bancários do BB sofreram uma série de ataques aos seus direitos e à sua organização nos anos 1990, por conta de processos similares a esses. Naquele período, as possibilidades postas para os funcionários eram aceitar as mudanças ou pedir demissão. Além disso, a existência de programas demissionais e a ameaça de privatização da empresa causaram sérios problemas psicológicos para muitos bancários, culminando até mesmo em suicídios.

A partir da luta do movimento sindical, houve muitos avanços em relação aos direitos dos bancários nessas situações.  Hoje, os funcionários que têm sua comissão extinta por reestruturação têm direito a quatro meses de VCP, garantindo assim a remuneração durante esse período. Eles também são priorizados nas concorrências para o cargo de mesmo nível ou inferior e não têm impedimentos de concorrência (trava). Para aqueles que não desejam mudar de cidade, o Sindicato atua a fim de realocá-los em outras dependências de Brasília, sem perda de remuneração.

Todos os trabalhadores que estiverem enfrentando problemas decorrentes de reestruturação devem entrar em contato com o Sindicato imediatamente, através do telefone 3262-9090. Para falar diretamente com diretores do Sindicato, os contatos são: Rafael Zanon (9994-0325), Wadson Boaventura (9951-6743), Jeferson Meira (8162-1288), Eduardo Araujo (9994-0234) e Saulo Rodrigues (9149-2281). Para mais esclarecimentos sobre os procedimentos internos da empresa, falar com a Gepes no telefone 3310-7100.

 

André Shalders
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa