A Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Banco do Brasil está em processo de reestruturação e o Sindicato dos Bancários de Brasília está atuando para garantir os direitos dos trabalhadores e lutando para que ninguém seja prejudicado no processo.
Na semana passada foi anunciado o início do processo de reestruturação, que provocará mudanças nas gerências dessa unidade. O Sindicato esteve reunido na quinta-feira com representantes do Banco do Brasil para conhecer e debater o processo e apresentar à instituição as preocupações e reivindicações relacionadas aos funcionários.
Nesse processo, segundo o BB, 300 funções de 6 horas serão criadas para substituir 300 funções de 8 horas. As funções de 6 horas terão remuneração 16% menor que as similares de 8 horas. Na reunião com o BB, o Sindicato reafirmou que discorda que a remuneração dos novos cargos criados seja menor que a remuneração das antigas funções que serão extintas. O Sindicato também apresentou a preocupação com os trabalhadores que não quiserem concorrer nesses novos cargos e solicitou ao banco uma proteção a esses bancários que garanta a remuneração recebida atualmente. Também ficou acertado que o Sindicato faria uma reunião com os funcionários das áreas em reestruturação antes de agendar uma nova reunião com a direção do BB.
A reunião com os funcionários aconteceu no último dia 6, quando foram apresentados os informes da reunião com o BB e os trabalhadores foram ouvidos em seus questionamentos e reivindicações.
O Sindicato já agendou reunião com a Ditec para a próxima semana com o intuito de apresentar e debater as propostas discutidas na reunião com os funcionários.
O Sindicato lembra que bancários com 10 anos em cargos comissionados têm proteção jurídica, a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que garante que a remuneração seja mantida mesmo em casos de descomissionamentos sem justa causa.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas