| Na rodada de negociação com o BB realizada nesta quarta-feira 7, a Contraf-CUT e representantes dos dirigentes eleitos |

Os diretores do Sindicato José Wilson e Rodrigo Britto participam da reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, dia 6, na ofensiva para pressionar o BB sobre a Cassi
Na rodada de negociação com a direção do Banco do Brasil realizada nesta quarta-feira 7, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e representantes dos dirigentes eleitos e dos aposentados conseguiu avanços rumo à solução definitiva dos problemas da Cassi. Além de retirar a cláusula sobre o voto de Minerva na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo, que havia proposto anteriormente, o BB aceitou corrigir anualmente os valores investidos.
O montante a ser aplicado na Cassi será de R$ 300 milhões, sendo metade em 2007 e três parcelas nos anos seguintes, de R$ 50 milhões cada, corrigidos pelo INPC. As perdas da inflação precisam ser repostas para garantirmos a manutenção dos valores investidos nos serviços próprios, sustenta Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
O voto de Minerva foi retirado graças à pressão dos sindicatos, afirma José Pacheco Filho, diretor do Sindicato. O banco queria assumir o controle da gestão. Agora, as decisões terão de ocorrer por maioria absoluta. Foi retirada também a proposta de eleições para os conselhos e para a diretoria executiva a cada quatro anos, permanecendo a cada dois anos, como atualmente. O Conselho Fiscal passou a contar com seis membros, metade eleita e metade indicada pelo banco. Ficou definido que todos os indicados poderão ser substituídos a qualquer tempo.
Plano Odontológico
Outro avanço ocorreu em relação à co-participação, que será de 10% em eventos não-hospitalares, excluídos quimioterapia, radioterapia, diálise, hemodiálise e transfusão de sangue, limitada a 1/24 avos do salário bruto com incidência única.
A direção do BB também assumiu o compromisso de implantar o Plano Odontológico assim que houver equilíbrio financeiro no Plano de Associados.
A contribuição patronal e pessoal foi fixada sobre o 13º salário integral. A proposta anterior era que a contribuição fosse a partir de metade do valor. Para efeito de contribuição, os aposentados por tempo de serviço e os que se aposentam antecipadamente pela Previ passam a ser equiparados nos direitos e obrigações estatutárias.
O BB consultará as instâncias de governo para aprovar a proposta, que será debatida pelos participantes antes de ir à votação do Corpo Social.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados