Banco BRB

21 de Maio de 2010 às 13:26

Proposta do BRB para PLR 2010 avança, mas ainda é insuficiente

Compartilhe

Em mais uma rodada de negociação com o Sindicato, realizada nesta quinta-feira (20), para discutir o novo formato de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 2010, o BRB avançou na proposta de gradação dos percentuais de rentabilidade do banco a serem distribuídos.

Veja a proposta:
• Caso a rentabilidade seja de até 14%, distribuem-se 13% do lucro líquido (LL);
• Se a rentabilidade variar entre 14,01% e 19,99%, distribuem-se 15% do LL; e
• Se o banco registrar rentabilidade a partir de 20%, a distribuição será de 18% do LL.

• Na parte móvel, o BRB concorda com a proposta de 70% como percentual mínimo de meta a ser atingido por produto, mas insiste na manutenção de média aritmética em relação aos produtos em 100%, percentual com o qual o Sindicato não concorda.

• O banco apresentou ainda a proposta de distribuição linear de 55% para a parte fixa e de 45% para a variável (vinculada às metas), percentuais próximos aos reivindicados pelo Sindicato, de 60% e 40%, nessa ordem.

“Apesar de positiva a proposta apresentada pelo banco, o Sindicato acredita e insiste na necessidade de avançar mais no texto, pois o resultado do banco nos últimos semestres e a projeção para 2010 apontam para a perfeita possibilidade de melhorias significativas", diz André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.

Para Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato, “um programa de PLR deve ser instrumento de motivação, e o BRB tem  a oportunidade de corrigir distorções claras verificadas no programa referente ao segundo semestre de 2009. Este é o momento, e o Sindicato acredita ser factível avanços mais significativos do que foi apresentado”.

Reunião e assembleia

Conforme divulgado anteriormente, o Sindicato, antes de convocar assembléia para deliberar sobre o assunto, fará reunião aberta com os bancários para debater a proposta do banco de forma mais detalhada. Como a discussão está se afunilando, o Sindicato convoca para a próxima quinta-feira, 27, reunião com os delegados sindicais, aberta a todos que queiram participar, para debater a proposta que vier a ser apresentada pelo banco na negociação do dia 26.  

Processo de identificação de perfil

O Sindicato também discutiu com o banco aspectos do processo de identificação de perfil, de acordo com circular divulgada visando à identificação de perfil para diversos cargos. O banco informou que alguns ajustes ocorreriam de pronto, como a colocação do cargo de Gerente de Expediente dentro do grupo Técnico/Supervisão, o que permitiria aos escriturários e caixas concorrerem a este cargo.
  
O Sindicato reivindicou ainda o alargamento do prazo de inscrição e a mudança da data de realização da prova, de forma que houvesse um tempo maior para preparação dos candidatos, e ainda a inclusão do cargo de Assistente de Negócios no grupo Técnico/Supervisão, o que lhes daria  a possibilidade de concorrerem para cargos gerenciais. O banco ficou de analisar e dará uma resposta em breve, dentro do prazo previsto inicialmente para a inscrição para o processo.    

“O Sindicato reconhece o avanço relacionado ao processo de alocação de profissionais para ocupação de Funções Gratificadas, mas acredita que o mesmo pode ser aperfeiçoado, visando atender o interesse dos funcionários e também a otimização dos resultados para o próprio banco. Neste espírito é que o Sindicato apresenta essas reivindicações”, defende Cida Sousa, diretora do Sindicato.

Com relação ao item 8.3 do regulamento, é importante ressaltar que o Sindicato sempre cobrou do banco normas claras, processo democrático e transparente para comissionamentos. Esse é o espírito do acordo coletivo. O Sindicato tem clareza de que o estabelecimento de critérios é prerrogativa do banco. E considera estranho o fato de o banco se resguardar no direito de não aproveitar ninguém identificado no processo. Afinal, se o processo é para identificar os mais aptos, é estranho fazer todo esse procedimento e depois não utilizá-lo. Aliás, não utilizar os aprovados no processo contraria o próprio espírito do acordo coletivo.  

Nova negociação

Nova negociação foi marcada para a próxima quarta-feira, 26 de maio, ocasião em que estará presente o diretor de Relacionamento do BRB, Dario Oswaldo, responsável pela rede e que está respondendo interinamente pela Diretoria de Pessoal.

Atualizada às 19h06 de 21/05

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa