

O Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato, recebe o debate com o sociólogo e professor Jessé Silva sobre o livro de sua autoria “A elite do atraso – da escravidão à Lava Jato”, nesta segunda-feira (12), às 19h. Participarão os presidentes do Sindicato, Eduardo Araújo, da CUT Brasília, Rodrigo Britto, e da Fenae, Jair Pedro.
No livro, Jessé busca desconstruir a ideia de que a corrupção é o grande problema nacional. Para o autor, as raízes da desigualdade brasileira não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.
Para tanto, o sociólogo confronta uma das principais obras do pensamento brasileiro, Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda – responsável por utilizar pela primeira vez a ideia de patrimonialismo para definir a política nacional.
Para Jessé, o conceito, segundo o qual o Estado brasileiro seria uma extensão do “homem cordial” que não vê distinções entre público e privado, serve para legitimar interesses econômicos de uma elite que manda no mercado, este sim a real fonte de corrupção e poder.
Autor de 27 livros
Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e professor da UFABC, Jessé Souza é autor de 27 livros, incluindo “A ralé brasileira: quem é e como vive (2009), “A tolice da inteligência brasileira” (2015) e a “Radiografia do Golpe” (2016).
Jessé foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre os anos de 2015 e 2016, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, além de ter coordenado pesquisas de abrangência nacional sobre classes e desigualdade social.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados