Caixa Economica Federal

16 de Maio de 2014 às 12:12

Pressão total para a Caixa convocar os aprovados no concurso de 2012

Compartilhe

caixa 2

As ações e manifestações para a convocação imediata dos aprovados no concurso de 2012 da Caixa Econômica Federal foram intensificadas em Brasília. Nesta quinta-feira (15), o Sindicato e os concursados promoveram novo ato em frente ao Edifício Matriz I, sede do banco, para pressionar a direção da empresa a acelerar o processo.

Outras ações também estão sendo conduzidas pelo Sindicato em prol das contratações dos aprovados. Na quarta-feira (14), a assessoria jurídica da entidade sindical formalizou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a precarização das condições de trabalho na Caixa, com dados sobre adoecimento, excesso de horas extras e número insuficiente de empregados.

Com 183 páginas e fundamentado em dados consistentes, o dossiê revela a necessidade de mais contratações, bem como as dificuldades que a população enfrenta com as agências lotadas devido ao número insuficiente de empregados na Caixa.

“Denúncias e provável investigação no Ministério Público do Trabalho, pressão de vários parlamentares, gastos exorbitantes com horas extras que permitiria contratar todos os aprovados, e ainda uma empresa terceirizada em processo de falência. E agora, senhor Hereda (presidente da Caixa)?, indagou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa. “Penso que é necessário contratar os aprovados no concurso de 2012, pedindo, inclusive, o aumento de dotação no Dest (Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais)”, acrescentou o dirigente sindical.

•    Confira aqui a inicial da representação no MPT



Parlamentares também pressionam por contratações

Bancária da Caixa e ex-presidenta do Sindicato e da CUT Brasília, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) produziu uma moção de repúdio contra a postura da empresa de convocar lentamente os aprovados, mesmo diante da real necessidade de mais trabalhadores capacitados para atuar na empresa.

O deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), que também é bancário, manifestou apoio à luta por mais contratações na Caixa e participou do ato realizado nesta quinta-feira.

 “A luta por mais contratações é uma batalha em defesa da sociedade para melhorar também a qualidade no atendimento da Caixa. Os clientes merecem mais respeito, e os empregados não podem continuar trabalhando tão sobrecarregados. Essa situação de poucos funcionários é uma bola de neve: poucos funcionários trabalhando gera adoecimento, sobrecarga e atendimento para a população aquém do desejado”, destacou o secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.

Leia mais:

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa