O ato em Brasília, que marcou o terceiro ano da intentona golpista, derrotada em 8 de janeiro de 2023, reuniu lideranças políticas, sindicais, empresariais e dos movimentos populares e sociais no Palácio do Planalto, contou com a presença da diretoria do Sindicato dos Bancários.
A atividade iniciou com uma solenidade dentro do Palácio do Planalto, onde o presidente Lula fez um discurso, em que destacou que “a democracia não é conquista inabalável, é uma obra em construção. Por isso, a democracia precisa ser zelada com carinho e defendida por unhas e dentes. A democracia é mais do que uma palavra bonita, é mais do que dever e direito de votar, a democracia é participação efetiva da sociedade”.
"A verdadeira democracia exige a construção de um país justo e menos individual, com mais direitos e menos privilégios, onde a saúde e educação sejam direito de todos e não de quem pode pagar, onde a riqueza seja distribuída ao invés de concentrada", afirmou o presidente Lula.
Enquanto a atividade dentro do Palácio do Planalto era realizada a avenida que separa a sede do governo e a Praça dos Três Poderes permanecia ocupada por milhares de pessoas, que acompanhavam por telão e autofalantes o discurso do presidente.
O ato oficial foi encerrado com o presidente Lula assinando o veto integral ao projeto aprovado no Congresso que prevê uma redução de penas para condenados para os golpistas. O PL da Dosimetria, uma manobra para anistiar os que depredaram as sedes da Presidência da República, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, foi uma ação do Senado Federal em total desrespeito ao povo brasileiro, que em 14 de dezembro ocupou às ruas do Brasil dizendo que não apoiava o projeto destinado a livrar de responsabilidade penal os fascistas de 8 de janeiro de 2023. O presidente Lula lembrou em seu discurso que o julgamento garantiu a ampla defesa de todos, que foram “condenados na base da legalidade”.
Em seguida o presidente Lula, ministros de Estado, parlamentares e todos e todas que estavam na solenidade oficial desceram a rampa do Palácio do Planalto. O presidente cumprimentou os participantes do ato, saudando e abraçando, ao longo da cerca onde se concentravam milhares de pessoas.
O sindicato dos Bancários de Brasília saúda o veto o PL da Dosimetria, que retornará ao Congresso Nacional para análise dos parlamentares, cabendo à sociedade se mobilizar e defender efetivamente o Estado Democrático de Direito, simbolizado pela condenação dos que tentaram dar um golpe de Estado e, inclusive, assassinar o Presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alkmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, garantindo a aprovação do veto assinado pelo presidente Lula.
Pedro Batista
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados