

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, será um dos expositores da Oficina Etnodesenvolvimento, que será promovida no próximo dia 15 de março, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2018. A Oficina será no campus Ondina da UFBA, no Quilombo Milton Santos/Lélia Gonzalez, em Salvador (BA).
O dirigente sindical falará sobre a importância da democracia e da mídia alternativa na promoção do etnodesenvolvimento - uma forma de pensar o desenvolvimento sustentável para determinadas comunidades cuja cultura é marginalizada pelos ideais capitalistas.
Também comporão a mesa de debates, marcada para as 15h30, a secretária adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do Maranhão, Creuzamar de Pinho, e o professor do curso de jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Juarez Xavier.
Na pauta da Oficina estão ainda temas como as perspectivas teóricas do etnocentrismo e a relação entre comunidades negras e a prática do etnocentrismo.
FSM começa na terça 13
Com o tema “Resistir é criar. Resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial começa na próxima terça-feira 13, em Salvador, e deve reunir cerca de 60 mil pessoas de 120 países, que estarão na cidade para debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países estão enfrentando nos últimos anos.
São mais de 1500 coletivos, organizações e entidades cadastrados, e cerca de 1300 atividades autogestionadas inscritas no FSM 2018, que terá representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais.
Confira tudo sobre a 13ª edição do Fórum, que vai até o dia 17, em wsf2018.org.
Renato Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados